Publicado em

Verde Conecta: evento reúne líderes da Energia Limpa e Renovável para debater sobre a transição energética no Brasil

No dia 05 de maio, de 9h às 11h, o Programa de Inovação e Negócios do Verde Hub realizará o Verde Conecta, o primeiro de uma série de eventos exclusivos, pautados pela agenda da Eficiência Energética e Energia 4D – Digitalizada, Descarbonizada, Descentralizada e Diversificada.

O objetivo dessa jornada online é discutir ideias, conectar iniciativas e apontar rotas para protagonizar a transição energética no Brasil. Para guiar o debate, o evento reunirá as principais referências em energia limpa e renovável do país. 

Para Luís Henrique Capanema, Gestor Executivo do Programa de Inovação e Negócios do Verde, este é um momento essencial para demonstrar a importância do Hub na jornada da inovação em energia e sustentabilidade.

O evento acontecerá no formato de painéis, concentrando debates sobre Energia 4D e Mobilidade Elétrica. Confira, logo abaixo, a programação completa. 

Prgramação Verde Conecta

“Teremos discussões de altíssimo nível, fazendo desta uma oportunidade única para quem quer fazer parte das iniciativas que construirão, juntas, o futuro energético do Brasil”, destaca Capanema.

Cada painel terá, também, a participação de professores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais. Sidelmo Silva, Danilo Brandão e Braz Cardoso completarão o quadro de especialistas do Verde Conecta.

O evento acontecerá de forma remota e será transmitido pelo canal da Fundação de Apoio (Fundep) no YouTube. 

Saiba mais sobre o Verde Hub

Em outubro de 2021 foi lançado o Verde – Hub de Inovação em Energia Limpa e Renovável, uma iniciativa coordenada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e pela UFMG, com atuação conjunta do IEBT e da Bertha Capital.

O tripé estrutural do Verde é formado pela união de três instituições movidas por pesquisa, inovação, tecnologia e resultados. Juntas, elas operam as frentes de atuação, com foco em soluções para o desenvolvimento sustentável e integrado. 

Investimento

Programa de investimento em startups e spin-offs com soluções inovadoras para a cadeia de energia limpa e renovável. 

Operação: Bertha Capital.

Inovação e Negócios

Hub de inovação e negócios para gerar resultados de alto impacto em energia limpa e renovável no Brasil e no mundo. 

Operação: IEBT.

Pesquisa

Frente de fomento à P&D para potencializar o desenvolvimento tecnológico.

Operação: Fundep e UFMG.

A agenda do Hub engloba a Energia 4D (Digitalizada, Descarbonizada, Descentralizada e Diversificada) e a Eficiência Energética como temas estratégicos, alinhada a quatro eixos técnicos: 

  • geração de energia verde;
  • tecnologias de armazenamento;
  • smart grid e gestão de redes;
  • mobilidade elétrica.

O Verde Hub agrega grandes protagonistas em uma iniciativa de alta performance, com o objetivo de promover o desenvolvimento de tecnologias e a inovação em prol da transição energética no Brasil.