Publicado em

Transformação Digital para micro e pequenas empresas

Tendo como principal objetivo impulsionar a transformação digital para pequenos negócios, a plataforma Transforma+ foi lançada em janeiro de 2022, a partir de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o IEBT.

O processo de aprendizado, totalmente online, foi pensado para capacitar pessoas à frente de micro e pequenas empresas. A metodologia desenvolvida emprega conceitos e técnicas como gamificação, fórum de discussões, entre outras estratégias.

Trata-se de uma oportunidade de grande valor para os micro e pequenos empreendedores que querem fazer seu negócio crescer a partir do emprego qualificado das ferramentas digitais, seja na gestão ou na divulgação da sua empresa.

A digitalização no cenário pós-pandemia

A importância da transformação digital para os pequenos negócios tornou-se ainda maior no contexto de mercado consolidado a partir da pandemia da Covid-19.

Para proteger a saúde da população, foi preciso adotar o isolamento social em todo esse período.

A presença física das pessoas nas lojas, por exemplo, foi substituída por compras realizadas no conforto de casa utilizando sites e redes sociais. A partir de então, aconteceu um rápido e intenso processo de digitalização das empresas.

Dessa forma,a transformação digital beneficia em conjunto todos os modelos de negócio, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.

De fato, a transformação digital deixou de ser apenas uma tendência exigida pelo mercado e tornou-se uma realidade e desafio a ser enfrentado. Mas afinal o que é a transformação digital exatamente?

Entendendo o que é transformação digital

A Transformação Digital pode ser compreendida como uma jornada de transformação que utiliza as tecnologias disponíveis para impulsionar e otimizar os processos internos e externos de uma empresas ou qualquer outro tipo de organização.

Assim, as tecnologias são agentes importantes desse processo, permitindo uma nova maneira de pensar e de encontrar estratégias de adaptação das experiências de produção, prestação de serviços ou de consumo à era digital.

Nesse contexto, iniciativas como a plataforma Transforma+ são essenciais para auxiliar os micro e pequenos empreendedores a consolidarem seus empreendimentos no universo online.

Além de conteúdo em vídeos, o curso conta com uma metodologia validada com aplicação em mais de 500 empresas composta por ferramentas interativas, práticas e de fácil utilização.

Cada módulo possui material complementar teórico em formato de apostilas. São oito no total, abordando as etapas da transformação digital, passando por temas como: Introdução à Transformação Digital, Gestão Digital de Processos, Time e Cultura, Mercado, Produto, Oferta e Distribuição, entre outros.

Vale ressaltar que as inscrições na plataforma seguem abertas e podem ser feitas acessando o site: https://linktr.ee/transforma.mais.