Publicado em

IEBT e Consulado Britânico reúnem-se para falar de inovação e sustentabilidade

No dia 5 de abril, o IEBT e o Consulado do Reino Unido reuniram-se para falar de inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

A reunião aconteceu no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, sede da empresa desde a sua criação.

O encontro faz parte de uma série de iniciativas rumo à atuação internacional do IEBT, que vem buscando parceiros de peso para ampliar conexões e resultados em projetos de impacto mundial, conforme destaca o CEO da empresa, Paulo Vítor Guerra. 

Participaram do evento o cônsul do Reino Unido, Lucas Brown e as membras do Consulado Britânico Nathália Gomide (gerente de desenvolvimento de negócios) e Laura Queiroz (analista de mineração e investimentos, juntamente com Paulo Vítor e os colaboradores do IEBT Matheus Alvarenga (diretor de operações), Rafael Pelli (head de inovação), Lorena Souza (head de negócios e parcerias), André Robine (analista de projetos de inovação), Paulo Filardi (analista de projetos de inovação) e Thaís Cardoso (head de comunicação).

Ao final do encontro, Lucas Brown demonstrou seu interesse em buscar novas parcerias entre o Reino Unido e o IEBT. “Vejo grandes sinergias entre os nossos trabalhos nos setores de energias limpas, centros de tecnologia e a promoção de ecossistemas em nível municipal”, destacou o cônsul. 

Além de ressaltar suas expectativas para futuros projetos, Lucas lembrou da colaboração do Consulado Britânico com o landscape executado pelo IEBT para o Energy Systems Catapult, mapeando empresas, startups, hubs e entidades de base tecnológica com projeto de transição energética ou descarbonização em Minas Gerais.

Energia limpa e projetos do IEBT em pauta

O Reino Unido é uma referência mundial em energia limpa e combate à emissão de gases. Em 2021, o estado soberano assumiu a presidência da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP).

Na véspera do encontro entre IEBT e o Consulado Britânico, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, publicou a sexta edição do relatório sobre o monitoramento das emissões globais médias de gases causadores do efeito estufa. 

No documento, o IPCC alerta que, na comparação entre as duas últimas décadas, as emissões atingiram os níveis mais altos da história. Mantendo-se esse padrão, o aquecimento global médio pode chegar a 3,2 °C até 2100.

Sendo assim, metas verdes determinadas pelo Reino Unido,  como zerar as suas emissões de carbono completamente até 2050, são uma firme resposta ao chamado da ONU sobre o compromisso real das nações com a sustentabilidade e a preservação da vida no planeta.

De fato, têm grande importância iniciativas como o landscape executado pelo o IEBT junto à Catapult, ressaltando a interface entre energia limpa, inovação e tecnologia, tão essencial para que os objetivos sustentáveis sejam alcançados.

Uma outra possibilidade de atuação conjunta é justamente o Verde, hub de energia limpa e renovável, do qual o IEBT é parceiro na gestão ao lado da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Bertha Capital.

Por tudo isso, o IEBT se anima com os primeiros passos da parceria com o Consulado Britânico e vislumbra iniciativas para construir grandes resultados no futuro próximo, aproximando Minas Gerais, o Brasil e o Reino Unido ainda mais. Seguimos juntos!