Publicado em

Trilha de Execução e Projetos no Sicoob Credicom

O Sicoob Credicom tem vivenciado o desenvolvimento e execução dos projetos-piloto provenientes das iniciativas de inovação realizadas pela cooperativa.

A partir de então, os projetos-piloto estão sendo conduzidos com base em uma metodologia proposta pelo IEBT, tendo como objetivo realizar um esforço temporário para testar a viabilidade de uma solução decorrente de um desafio da cooperativa. 

O IEBT modelou uma técnica de desenvolvimento de projetos a partir da metodologia “stage-gates”, na qual o projeto é segmentado em etapas. Cada uma é separada por um ponto de tomada de decisão, em que a equipe deve avaliar o projeto para avançar, mantê-lo na etapa atual ou arquivá-lo. A Credicom tem utilizado desta estrutura para gerenciar a execução das iniciativas propostas!

A fim de compreender as melhores práticas na condução de projetos-piloto na Credicom, o IEBT promoveu nos dias 19 e 26 de setembro um treinamento sobre a trilha de desenvolvimento e execução dos projetos-piloto, ministrado para a equipe de gestão da inovação e do escritório ágil de gestão de projetos da cooperativa, além de alguns integrantes da equipe de transformação digital.

A trilha é dividida em 7 etapas principais e, além disso, é importante que todo o ciclo seja revisto periodicamente, contrapondo os benefícios obtidos, além de um disciplinado gerenciamento da trilha de execução. Uma das evidências que a Credicom passa por transformações quanto à execução de projetos é a priorização da definição do problema a partir da imersão e identificação das necessidades dos usuários. 

Até o final do ano de 2022 os projetos-piloto que estão sendo desenvolvidos com a consultoria do IEBT serão finalizados e apresentados para as lideranças da Credicom. Espera-se que a execução gere bons resultados para a cooperativa e permita a implementação da solução em escala.