Publicado em

Teste da Cultura de inovação: qual é o perfil da sua empresa?

Inovação é uma das palavras mais faladas pelo mercado atualmente, mas conseguir realmente desenvolver uma cultura de inovação é um grande desafio que exige diagnósticos, perder o medo de encarar riscos, preparo e ações de todas as áreas de uma empresa.  Mudanças culturais são desafiadoras, afinal envolvem transições de costumes e hábitos. E dentro de […]

Inovação é uma das palavras mais faladas pelo mercado atualmente, mas conseguir realmente desenvolver uma cultura de inovação é um grande desafio que exige diagnósticos, perder o medo de encarar riscos, preparo e ações de todas as áreas de uma empresa. 

Mudanças culturais são desafiadoras, afinal envolvem transições de costumes e hábitos. E dentro de uma organização esse processo também é complexo, quando gestores encabeçam a mudança da cultura de uma organização, eles estão, de certo modo, levando o time para áreas de desconforto. 

Os desafios da Cultura de Inovação

Focar em inovação é o caminho para o crescimento de vários negócios e também do mercado como um todo, que ganha com mais tecnologia e mais competitividade. 

Contudo, para ser uma empresa inovadora não é preciso necessariamente inovar, é possível começar com o incentivo a pequenas grandes mudanças, como a valorização ao intercâmbio de conhecimento entre os times e a descentralização de decisões. 

Quando a inovação é bem sucedida, ela é parte incorporada da estratégia empresarial e da construção de uma cultura organizacional orientada à criação de novas soluções. Você sabe qual é o perfil da sua empresa nesse caminho da inovação? Ainda não?

Para ajudar a sua empresa nesse processo, preparamos um teste para você identificar se sua empresa precisa da Cultura de Inovação ou se já é um Expert em Inovação. 

Marque a opção que mais tem a ver com a realidade na sua empresa:

As lideranças

  1. ( ) Hierarquias bem definidas, apenas os líderes decidem os caminhos da empresa; 
  2. ( ) Comunicações e decisões descentralizadas. Os times têm autonomia para decidir suas estratégias, sempre alinhadas à estratégia geral da empresa. Todos os times contribuem para os objetivos finais; 
  3. ( ) Aceita ouvir os colaboradores, mas só os líderes podem decidir as mudanças da empresa.

Os times

  1. ( ) Os times têm muito trabalho a fazer, então não há tempo ou espaço para trocarem muito; 
  2. ( ) A comunicação é horizontal, todos podem contribuir e expressar suas ideias e trocá-las entre as áreas;
  3. ( ) Os times intercambiam conhecimento entre si, mas acabam pegando tarefas uns dos outros, pois estão todos sobrecarregados.

Os colaboradores 

  1. ( ) O colaborador é responsável pela sua própria carreira, a empresa não precisa incentivar ou prover treinamentos e atualizações;
  2. ( ) Crescer juntos é a chave: incentivar potências, realizar mentorias, valorizar a carreira de cada profissional, planos de carreira e a rotação de funções para intercâmbios de conhecimento; 
  3. Valorizamos o profissional, mas não estimulamos muito a criatividade, porque há muitas atividades e entregas no pipeline. 

Erros e Riscos 

  1. ( ) Não há tempo para correr riscos de errar; 
  2. ( ) Identificar riscos, testar possibilidades e aprender com os resultados positivos e negativos é algo que faz parte da evolução da empresa, assim como diagnóstico, planejamento, ação, resultados e novas ações; 
  3. Toleramos o erro, mas não o usamos como dado estratégico e vamos identificar quem é o seu responsável.

Metodologias e Gestão 

  1. ( ) Usamos os mesmos métodos de sempre: em time que está ganhando não se mexe; 
  2. ( ) Estudamos novas formas de gestão, usamos métodos ágeis para desenvolver planos, produtos e projetos;
  3. ( ) Estudamos novas formas de gestão, mas apenas os líderes aprendem e decidim esses caminhos.

Confira o seu resultado

Respondeu mais A – Sua Inovação ainda está só no papel 

Calma, todos temos que começar de algum lugar. Manter as informações, o conhecimento e as decisões da sua empresa somente a cargo das altas lideranças vai manter sua empresa avessa à mudança. Além disso, ter times que não trocam conhecimento entre si e que estão sobrecarregados é algo que não vai fazer a sua organização lucrar mais. 

Que tal começar incentivando seus líderes a conversarem mais com seus respectivos times, a ouvirem suas opiniões e dividir as responsabilidades, para dar mais autonomia e motivação nas atividades? 

Respondeu mais B – O mindset da inovação já está aí

Incentivar o diálogo, estudar os resultados positivos e os negativos para guiar a mudança na estratégia e usar de métodos ágeis para gerir seus times. Essa é a base para seguir fortalecendo a cultura da inovação na sua empresa. 

Próximos passos: conheça cases de empresas que também já estavam em um caminho positivo para a cultura de inovação. Clique aqui e conheça parceiros do IEBT que estão tendo sucesso no mercado. 

Respondeu mais C – Você está caminhando, mas pode inovar ainda mais 

Você entende a importância do seu colaborador e do intercâmbio do conhecimento, mas ainda centraliza as decisões e é rígido em relação a mudanças e erros. Abrir-se às possibilidades de testes, realizar sprints para analisar possibilidade de novos serviços e produtos pode ser um dos caminhos para o sucesso da sua empresa. 

Que tal fazer parcerias com times e fornecedores especialistas para alavancar seus times para tornar essa cultura de inovação ainda mais forte? O IEBT Innovation está aqui para te ajudar.