Publicado em

IEBT Innovation e Prefeitura de Bom Despacho fomentam inovação e empreendedorismo no centro-oeste mineiro

Minas Gerais é o segundo maior polo de inovação e empreendedorismo do Brasil.

Fruto de um trabalho conjunto entre iniciativa privada, poder público e instituições de ensino e pesquisa, o ecossistema mineiro segue crescendo a cada ano.

Todo esse potencial empreendedor é latente, também, no interior mineiro. Foi com essa certeza que a prefeitura de Bom Despacho, cidade que fica a cerca de 160 km de Belo Horizonte, decidiu efetivar a construção do primeiro hub tecnológico da região, o Bom Despacho Tech Hub – ou simplesmente BD Tech Hub.

O IEBT Innovation foi o parceiro escolhido para operar toda a iniciativa. As primeiras atividades iniciaram-se oficialmente em maio de 2022, contando atuação da secretaria municipal de administração e  de advisors como o especialista e pesquisador Fábio Veras. 

O objetivo da prefeitura é fazer de Bom Despacho uma referência em inovação e empreendedorismo para todo o centro-oeste mineiro, alcançando relevância, também, a nível nacional.

Os projetos do BD Tech Hub estão estruturados em torno de temas como transformação digital, inovação e empreendedorismo, atendendo diversos perfis de públicos de forma totalmente gratuita.

Jovens e idosos, produtores rurais e lojistas, servidores públicos e empresários. Todas as pessoas e instituições que se interessam pelo universo inovador podem participar das atividades do hub.

Transformação digital, inovação e empreendedorismo são foco de projetos do BD Tech Hub

Os projetos são realizados em ciclos pré-determinados, com duração mínima de quatro semanas. Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar especializada e recebem material de apoio personalizado.

Entre os projetos já em andamento, estão o Cria, com foco no empreendedorismo jovem, e o Tô na Rede, que visa promover a inclusão digital de idosos.

A gerente de inovação do IEBT à frente do BD Tech Hub, Luiza Freire, explica que o Hub é um espaço que foi criado para a comunidade, fomentando a inovação para gerar transformação em Bom Despacho. 

“O nosso propósito é promover a inclusão social, impactando a cultura e a economia local através da geração de oportunidades. Por meio do BD Tech Hub, serão criadas conexões para tornar o município referência em inovação, abrindo portas para o futuro!”, detalha Luiza.

Além dos projetos fixos, o BD Tech Hub também promoverá workshops, seminários e outros eventos voltados para o desenvolvimento de pessoas e o fortalecimento da economia local. 

Uma das atividades gerais previstas é o Festival de Inovação e Tecnologia do Centro-Oeste Mineiro (FITCOM), uma grande feira de inovação e empreendedorismo que marcará o lançamento oficial do Hub e movimentará o ecossistema regional, conectando stakeholders e gerando oportunidades de negócio.

Para acompanhar todas as novidades do Bom Despacho Tech Hub, continue conferindo as notícias do nosso site e siga os perfis da iniciativa no LinkedIn e no Instagram.