Publicado em

IEBT Innovation e Fundação Renova: parceira em prol do empreendedorismo jovem

Quando se considera o impacto da inovação no desenvolvimento de pessoas e negócios, é preciso destacar a importância do empreendedorismo jovem e a capacidade impulsionadora que esse fenômeno tem.

Nesse sentido, parece imprescindível que sejam fomentadas ideias e ações que tragam para o centro dos processos os adolescentes e jovens, com toda a sua capacidade criativa e seu ânimo transformador.

Há quase cinco anos, o IEBT Innovation atua em parceria com a Fundação Renova em ações de fomento à vocação empreendedora nas cidades mineiras e capixabas onde a instituição atua, contribuindo para a recuperação econômica das comunidades.

Atualmente, estão em curso o Campus Tech, o Rio Doce Digital e o Brota!, três projetos focados no empreendedorismo jovem, sediados na cidade de Mariana, em Minas Gerais.

Todas as iniciativas em prol do empreendedorismo jovem acontecem no formato híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas. A metodologia é própria, desenvolvida pela equipe de especialistas do IEBT.

Empreendedorismo jovem em foco

Os jovens participantes desses projetos compartilham o interesse por empreender, seja em negócios com pontos físicos, seja usando plataformas digitais,  além de buscarem conhecer e realizar eventos que tenham a inovação como temática.

Mas, cada iniciativa tem objetivos específicos próprios, e concentra-se em um determinado aspecto do fomento ao empreendedorismo jovem.

Campus Tech

O projeto abrange alunos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior de Mariana, visando fortalecer nesse ambiente a vocação empreendedora e a cultura da inovação.

A metodologia do Campus Tech prevê a realização de rodadas de bootcamp, hackathon e ideathon, além de mentorias personalizadas.

Rio Doce Digital

Ao longo de cinco meses, o projeto capacitará trinta jovens moradores de Mariana, com idade entre 18 e 29 anos, com foco em transformação digital.

As atividades propostas incluem acompanhamento individual e em grupo, com destaque para a aplicação do aprendizado construído durante o projeto em uma empresa da cidade.

Brota!

A ideia do Brota! veio de uma pesquisa realizada pela Fundação Renova em 2020, na qual foram ouvidos os jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Eles manifestaram a vontade de ter acesso à formação empreendedora e iniciar negócios próprios.

Assim, durante o segundo semestre de 2022, o projeto apoiará jovens de 18 a 29 anos, pertencentes aos  reassentamentos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Gesteira, Reassentamento Familiar e Pecúnia, na execução de ideias inovadoras capazes de fomentar o desenvolvimento social e econômico.

A expectativa é que os três projetos possam, de fato, contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo jovem na região de Mariana, tal e qual o Projeto Impulso, outra parceria entre Fundação Renova e IEBT.

Para entender melhor como foi a trajetória desse projeto, acesse uma matéria exclusiva sobre a finalização do Impulso Rio Doce aqui.