Publicado em

IEBT e Credicom avançam juntos em programa de inovação corporativa

No dia 27 de janeiro, aconteceu o seminário “Jornada da Inovação”, como abrindo o calendário de eventos em 2022 no programa de inovação corporativa conduzido pelo IEBT junto ao Sicoob Credicom.

Ambientado no auditório da empresa, o evento teve transmissão simultânea e contou com a audiência de mais de duzentos colaboradores da empresa.

O seminário teve como objetivo principal apresentar aos colaboradores da cooperativa as iniciativas do projeto, os resultados e os próximos passos, dando um panorama dos avanços em cada etapa já concluída.

Felipe Ferreira, product owner de inovação da Credicom, coordenou o seminário, que contou com a participação de Nelmo Aquino (gerente de soluções corporativas), Beugnon Castro (gerente de relacionamento digital), Vivian Pires (gerente de desenvolvimento de pessoas), Matheus Biar (agente de atendimento) , Mariana Garzon (gerente de cadastro) e Bruno Cassimiro (gerente de comunicação e marketing).

Nas apresentações, os palestrantes abordaram os efeitos da inovação em cada uma das áreas da empresa nas quais eles atuam.

Cases apresentados no seminário ilustram a importância da inovação

Um exemplo é o case da “Ubots”, apresentado por Beugnon e Matheus.  A solução visa a agilizar e tornar o atendimento ao cooperado mais prático e fácil, por meio da agência digital e da recuperação de crédito.

Outro case importante, apresentado por Mariana Garzon, é do projeto de robotização do cadastro de cooperados. Ele permitiu a implantação de oito soluções que possibilitarão, inclusive, reduzir o tempo de trabalho para conclusão das tarefas.

Bruno Cassimiro, gerente de comunicação e marketing da cooperativa, destacou a relevância da integração entre comunicação e inovação.

O cenário dinâmico de ferramentas e eventos disponíveis para aproximar a cooperativa dos seus públicos exige versatilidade constante, de modo que todos os processos estejam alinhados para geração de valor.

Por fim, a gerente de desenvolvimento de pessoas, Vivian Pires, destacou que a implementação da inovação só acontece com transformação cultural, processo construído diariamente a partir de várias ações e do envolvimento de todo o time.

Destaques no programa de inovação da Credicom

Felipe Ferreira destacou como todas as iniciativas apresentadas durante o seminário geram resultado real para a Credicom, reforçando o quanto é importante o envolvimento de todos para o desenvolvimento de melhorias e soluções.

Encerrando o evento, Nelmo Aquino apresentou as diretrizes de inovação da cooperativa, produzidas de forma conjunta por diretores, superintendentes e alguns gerentes entre outubro e dezembro de 2021, no âmbito do projeto que teve início em agosto de 2021.

Os próximos passos do programa de inovação corporativa da Credicom incluem a implantação do comitê de inovação da empresa e o início dos projetos-piloto, dentre outras iniciativas.

Na visão de Mariana Santos e Gustavo Nogueira, consultores do IEBT responsáveis pela condução do projeto, o seminário “Jornada da Inovação” proporcionou o alinhamento do time Credicom quanto às atividades já realizadas e as próximas etapas do trabalho.

Além disso, o evento foi importante para dar visibilidade às ações de inovação desenvolvidas em diversas áreas, mostrando seu caráter  transversal. Eles reforçam a abertura e incentivo contínuos à contribuição de todos, visando o fortalecimento da Credicom como uma cooperativa inovadora.

Quer saber mais sobre o programa de inovação corporativa da Credicom? Acesse outro artigo do nosso blog aqui.