Publicado em

Inovação para resultados: projeto conduzido pelo IEBT junto a Reframax segue com ótima repercussão

Atenta aos desafios de mercado que fazem da inovação para resultados um imperativo de protagonismo e competitividade, a Reframax juntou-se ao IEBT para promover um projeto de implantação da gestão da inovação.

Trata-se de uma empresa que é líder no segmento de revestimento refratário e isolamento térmico, e se tornou referência no Brasil e no exterior ao longo dos últimos 20 anos.

A jornada metodológica proposta teve início no segundo semestre de 2021 e contempla todas as áreas da instituição, com atividades de escopo teórico e técnico distribuídas em três frentes de trabalho, cada qual com seus próprios objetivos e entregas:

  • engajamento e cultura; 
  • gestão da inovação; 
  • e inovação aberta.

De forma geral, a proposta visa a consolidar as estruturas e processos necessários à implantação de projetos inovadores, melhorando os indicadores de performance da empresa, enquanto se desenvolve uma cultura de inovação no quadro de colaboradores.

Ao mesmo tempo, busca-se inserir a Reframax no ecossistema de inovação e encontrar nele parcerias para resolução de problemas por meio de iniciativas de inovação aberta.

À frente dos trabalhos junto à Reframax estão os consultores Thales Linke, Matheus Maia e Jéssica Caetano. Esse squad atua em total imersão na realidade da empresa, desenvolvendo cada frente de trabalho de forma simultânea.

Inovação para resultados também se faz com bons exemplos

Entre as últimas atividades externas do projeto de inovação para resultados conduzido pelo IEBT junto à Reframax, o time de entusiastas da inovação participou de visitas a ambientes de inovação da capital mineira, organizados pela consultora de projetos Jéssica Caetano.

Na ocasião, os colaboradores da Reframax conheceram de perto as instalações do Fiemg Lab, CIT Senai, Escalab e Biominas Brasil.

As visitas guiadas integram a frente de engajamento e cultura do projeto, permitindo a consolidação de caminhos para institucionalizar a cultura e o processo inovadores dentro da empresa.

Na última quinta-feira, realizou-se o Dia da Inovação: a primeira atividade presencial no âmbito do projeto, integrando o Programa de Inovação da Reframax — InovaRFX. O evento contou com a atuação dos time de consultores do IEBT e colaboradores de diferentes áreas da empresa.

Colaboradores da Reframax desenvolvem as atividades propostas pelos consultores do IEBT no Dia da Ideação

Para Rafael Cabral, gestor de inovação da Reframax à frente do InovaRFX, a sensação é de satisfação diante dos avanços obtidos. Ele destaca, entre os resultados relevantes já concretizados:

  • a realização de 21 seminários sobre inovação;
  • o mapeamento de 177 desafios internos;
  • o desenvolvimento de dois projetos internos de inovação;
  • e a realização de 28 rodadas de conexão com startups.

“Contudo, sabemos que este é apenas o início e que temos um longo caminho para trilhar, contando com o IEBT nos nossos próximos passos”, finaliza Rafael.

O projeto de inovação para resultados da Reframax seguirá adiante com ações presenciais e remotas, mantendo o ritmo colaborativo e entusiasmado que vem sendo um dos grandes destaques da iniciativa graças à participação intensa dos colaboradores da empresa em todas as atividades realizadas.

Clique aqui para conhecer os detalhes de outros projeto de gestão da inovação conduzindo pelo IEBT.