Publicado em

Transformação digital para pequenos negócios: IEBT e ABDI lançam plataforma de capacitação

Com apoio do IEBT, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou em janeiro de 2022 a plataforma Transforma+, visando impulsionar a transformação digital para pequenos negócios.

Trata-se de um curso totalmente online e gratuito para capacitar pessoas à frente de negócios de pequeno porte e de microempresas, bem como aquelas que atuam como microempreendedores individuais (MEI) , atualizando conceitos e práticas do universo digital.

Esse processo abordará diversas temáticas, potencializando conexões entre os participantes, gerando oportunidades e favorecendo a trajetória de crescimento dos empreendedores.

A plataforma, desenvolvida para otimizar o aprendizado, conta com gamificação, chatbots, fórum de discussões e outras ferramentas planejadas para auxiliar durante toda a jornada de capacitação.

O gerente de inovação do IEBT à frente do projeto, Filipe Messias, enfatiza que “a plataforma Transforma+ é para qualquer tipo de empreendedor e, independentemente do grau de compreensão das ferramentas tecnológicas, o curso será fundamental para auxiliar as MPEs e seus colaboradores a potencializar os resultados dos negócios”.

Essa é a segunda iniciativa com foco em transformação digital para pequenos negócios realizada pelo IEBT em parceria com a ABDI. A primeira delas foi o Hub Sudoeste, dentro do programa Digital.BR.

Parceria entre IEBT e ABDI no cenário da transformação digital para pequenos negócios

O programa Digital.BR. é uma iniciativa da ABDI que visa fortalecer pequenas e médias empresas da região nordeste do país por meio das tecnologias digitais.

Hub Sudoeste, da cidade de Vitória da Conquista, foi o único projeto baiano selecionado para participar do programa, contando com o apoio do IEBT desde a fase de inscrição no edital.

Na sequência, o IEBT foi responsável pelo planejamento estratégico do hub, visando à sua construção e operação.

Além disso, os consultores do IEBT também desenvolveram toda a metodologia de aceleração das empresas selecionadas para participar do projeto, com foco na capacitação para uso das ferramentas digitais como grandes impulsionadoras dos negócios.

No total, mais de 90 micro e pequenas empresas de Vitória da Conquista e região participaram de eventos de formação em conjunto que totalizaram mais de 30 horas de conteúdo aplicável.

Já na consultoria individualizada, foram dez horas de atividades conduzidas pelos agentes de inovação do Hub Sudoeste treinados pelo IEBT.

Com toda essa experiência, o trabalho a ser realizado na plataforma Transforma+ será a continuidade de um grande processo de qualificação dos empreendedores brasileiros, fortalecendo os pequenos negócios e gerando benefícios para as comunidades onde eles se inserem.

Impacto da transformação digital para pequenos negócios e importância de projetos como o Transforma+

A transformação digital beneficia em conjunto todos os modelos de negócio, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.

Especialmente para pequenas e médias empresas, os aplicativos, processos automatizados, análise de dados e inteligência artificial são alguns dos aportes tecnológicos que favorecem a gestão e operação dos empreendimentos.

Além disso, o impacto da pandemia acelerou a necessidade de digitalizar os processos, impulsionando os empreendedores brasileiros a mergulhar nesse cenário.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em julho de 2021 constatou que  68% dos empresários estão abertos a transformar digitalmente seus negócios.

Por outro lado, o custo acessível e uso descomplicado também justificam o interesse dos pequenos negócios pela transição para o universo digital.

Neste cenário, a capacitação em transformação digital para pequenos negócios torna-se um imperativo para os empreendedores que querem acompanhar, de fato, a evolução do mercado.

Dessa forma, iniciativas como o Transforma+, o Hub Sudoeste e tantos outros projetos de consultoria ganham força e importância.

Não é à toa que o IEBT navega no mar da transformação digital faz tempo, atuando como parceiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Saiba mais sobre esse projeto aqui.