Publicado em

Cooperativismo inovador: IEBT desenvolve programa de inovação para o Sicoob Credicom

Desenvolver uma cultura e um fluxo de processos capazes de gerar resultados expressivos por meio de um programa de inovação.

Esse é um dos grandes objetivos do Sicoob Credicom para os próximos meses e o IEBT se orgulha por apoiar a instituição nessa jornada.

A Credicom integra o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob). Nascida em Belo Horizonte no ano de 1992, a instituição tem hoje 38 agências em 18 cidades de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Além disso, opera financeiramente em 26 estados e no Distrito Federal.

Trata-se da maior cooperativa financeira da área de saúde do Brasil e a maior entre todos os segmentos de Minas Gerais. A instituição destaca-se devido às suas práticas de gestão e aos resultados socioeconômicos efetivados ao longo dos anos. Nos últimos 8 anos, a cooperativa distribuiu resultados para seus cooperados na ordem de R$255 milhões.

Credicom quer se tornar referência em inovação

Buscando reforçar sua liderança no cooperativismo brasileiro, a Credicom procurou o IEBT para orientar a criação de um programa de inovação, visando a estruturação de ações sistemáticas de inovação, abrangendo a transformação cultural, o desenvolvimento de projetos internos, a modelagem de processos de gestão da inovação e a promoção da inovação aberta.

Daniel Magalhães, superintendente de estratégia, finanças e inovação da Credicom, destaca que o Programa de Inovação tem o papel de construir as bases para a transformação que irá acelerar o crescimento da Credicom, estimulando a participação de todos os colaboradores neste processo.

“Nossa intenção é fazer a inovação ser constante e estruturada, sempre capturando valor. Dessa forma, o Programa de Inovação terá função fundamental no cumprimento da nossa visão: estar entre as três maiores cooperativas financeiras do Brasil de forma sustentável, sendo a principal opção do cooperado”, explica Daniel.

Nesse sentido, ele ressalta que a escolha pelo IEBT para apoiar e aconselhar a Credicom se deu por se tratar da “empresa que melhor entendeu o negócio e seu propósito, se mantendo próximo durante a longa fase de negociação e abrangendo em sua proposta todas as necessidades inicialmente identificadas pela cooperativa”.

Consultores do IEBT apresentam o resultado do diagnóstico de maturidade de inovação à diretoria da Credicom.

O projeto teve início em agosto deste ano, com previsão de 18 meses de duração. À frente das atividades, estão os consultores do IEBT Mariana Santos, Thales Linke e Gustavo Nogueira.

A fase inicial do programa de inovação visa promover uma imersão completa na cultura da inovação. O foco está nas pessoas, buscando alinhamento, engajamento e mudança de mentalidade.

As primeiras atividades já começaram e contam com grande interesse e adesão do time Credicom. Entre elas, destacam-se o diagnóstico de maturidade de inovação e os seminários de inovação.

Primeira etapa do programa de inovação tem foco na cultura

Mariana Santos, do time IEBT, explica que o diagnóstico é um processo crucial para projetos como este, pois é preciso conhecer o ambiente da cooperativa, entender as expectativas da liderança e dos colaboradores e desenvolver ações que promovam ganhos para todos os envolvidos, com foco nos cooperados.

Um dos desafios ao implementar projetos de inovação, segundo a consultora,  é que eles sejam devidamente apropriados pelos participantes e que passem a fazer parte da rotina da entidade. “Para isso, é preciso identificar as condições de contorno e as potencialidades a serem exploradas, considerando as características de cada instituição”, reforça Mariana.

O primeiro seminário do projeto foi realizado no formato digital e teve como tema central o conceito de inovação, com a apresentação do gerente de projetos de inovação do IEBT, Thales Linke.

Para Felipe Ferreira, product owner de inovação da Credicom, a expressiva adesão dos colaboradores da instituição ao evento demonstra que o time está entusiasmado com a iniciativa.

O consultor do IEBT, Thakes Linke, apresentou o primeiro seminário do programa de inovação da Credicom . Em formato digital, o evento contou com a participação de quase 300 colaboradores da empresa.

Time Credicom e IEBT reunido nos bastidores do primeiro seminário do programa de inovação.

O seminário contou com a participação de 286 colaboradores online, com ampla sinergia e interação entre pessoas de diferentes áreas da cooperativa.

As atividades da primeira etapa do programa de inovação da Credicom seguirão ao longo das próximas semanas, entre novos seminários, treinamentos e workshops abordando temáticas como design thinking, tecnologias do futuro e metodologias ágeis.

Na sequência, terá início a fase de estruturação do processo de inovação interna, seguida da etapa final do programa, com a modelagem e implantação do centro de inovação da instituição, uma iniciativa pioneira no cooperativismo.

Para continuar acompanhando a atuação do IEBT junto ao Programa de Inovação da Credicom, acompanhe as notícias do nosso site e siga nossa página no LinkedIn.