Publicado em

Transformação digital em terras mineiras: IEBT une inovação e tecnologia a favor das pequenas empresas

Acelerada pelos impactos da pandemia, a transformação digital tornou-se um imperativo ainda mais determinante para a sobrevivência e o sucesso dos negócios, seja qual for seu porte ou segmento.

Consciente dessa demanda e visando auxiliar as micro, pequenas e médias empresas a inserirem a tecnologia em seus processos, o Sebrae Minas procurou o IEBT para desenvolver um programa de transformação digital, que segue impulsionando o empreendedorismo mineiro desde 2019.

No final de setembro deste ano, encerramos mais uma edição do TD, apelido pelo qual o programa ficou carinhosamente conhecido entre o nosso time.

Nesta etapa da jornada junto ao Sebrae, atendemos a região do Vale do Aço. No total, participaram 16 empresas das cidades de Açucena, Naque, Belo Oriente, Ipatinga e do distrito de Perpétuo Socorro.

Considerando-se os desafios da transformação digital impostos às micro e pequenas empresas brasileiras, iniciativas como essa têm ainda mais relevância no cenário empreendedor.

A etapa do programa de transformação digital no Vale do Aço impactou mais de 170 pessoas

Publicado em julho deste ano, o Mapa de Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras constatou que 66% desses negócios iniciaram a transformação digital.

Ainda segundo a pesquisa, a média de maturidade digital dos empreendimentos no país é de 40,77 pontos, em uma escala que vai de zero (nada digital) a cem (totalmente digital).

Dessa forma, apesar de mais da metade dos pequenos negócios brasileiros ter alcançado os primeiros estágios de digitalização, ainda há muito o que construir para consolidar a transformação digital.

Por sua vez, a iniciativa do Sebrae em parceria com o IEBT segue contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras e o fortalecimento dos pequenos negócios.

Ao final do processo no Vale do Aço, foram mais de 170 pessoas impactadas pelas atividades, que aconteceram entre os meses de maio e setembro no formato presencial e remoto.

Encerramento do programa de transformação digital na região do Vale do Aço.

Segundo Mahteus Maia, gerente do IEBT à frente do TD, a proposta desta rodada foi direcionada para que as empresas possam melhorar seus resultados em vendas.

Para isso, foram trabalhados os canais de marketing digital e as ferramentas para relacionamento com clientes, além do aprimoramento na identidade visual, tão importante para a consolidação da marca e o desempenho do negócio no mercado.

Consultores do IEBT destacam o engajamento dos empreendedores

Matheus destaca ainda que o engajamento dos empreendedores ao longo de todas as etapas do programa foi bastante positivo, assim como a capacidade de assimilação das novas práticas de transformação digital.

Para o consultor, o aproveitamento dos participantes também é um ponto de destaque, “não só em relação à presença nas consultorias e instrutorias, mas na realização das atividades individuais propostas entre um evento e outro”.

Já Mariana Perígolo, consultora do IEBT que atuou junto aos empreendedores do Vale do Aço, lembra que implementar novas tecnologias junto a micro e pequenas empresas em cidades do interior é um desafio tanto para os negócios quanto para os especialistas.

Nesta edição, ainda que alguns participantes estivessem desmotivados no início, a transformação digital foi internalizada e, daqui em diante, será consolidada pelos empresários, que se tornaram protagonistas desse processo, reforça Mariana.

Como resultados alcançados, os consultores destacam maior nível de maturidade digital, domínio das ferramentas digitais e crescimento dos negócios tanto em volume de vendas quanto em número de clientes, entre outros avanços.

Desde 2019, o programa de Transformação Digital do Sebrae Minas em parceria com o IEBT já impactou quase 200 empresas em mais de 20 cidades mineiras.

Saiba mais conferindo o case do projeto clicando aqui.