Publicado em

Setembro Amarelo: IEBT promove painel sobre inteligência emocional

No IEBT, o Setembro Amarelo e as ações que envolvem o cuidado com a saúde mental e a promoção da empatia e escuta importam muito.

Por isso, entre as atividades que compõem o nosso Programa de Desenvolvimento de Pessoas, realizamos um painel sobre Inteligência Emocional, que contou com a condução do nosso consultor de projetos, Victor Prudente*. É ele quem nos conta como foi essa experiência.

No IEBT, inovação é realmente sobre pessoas

Desde o meu ingresso no IEBT, ouvi sempre a frase: inovação é sobre pessoas. Com o passar do tempo, eu compreendi a força dessa crença no ambiente da empresa.

O IEBT, mais do que uma instituição com todas as suas formalidades, se constitui como uma organização que respeita as individualidades, interessada em enxergar e promover o ser humano que vai além do profissional.

Durante a pandemia, um questionamento tornou-se bastante evidente: como manter a cultura e proporcionar o melhor para a equipe mesmo à distância?

Mas, surpreendentemente,  conseguimos manter um ambiente de trabalho muito leve, colaborativo e no qual cada vez mais o pilar da felicidade estava presente.

Assim, a cultura do IEBT reconhece a importância do Setembro Amarelo e o alerta sobre a necessidade de espaços de diálogo sobre saúde mental e cuidado consigo mesmo que possibilita, também, um cuidado com o outro.

A imagem do colega vista através de uma tela ou as mensagens que trocamos também digitalmente nem sempre retratam o que de fato está acontecendo do outro lado.

Talvez, no formato presencial, conseguiríamos perceber melhor as emoções do outro, pois estaríamos interagindo de forma mais próxima e imediata.

Inteligência emocional e os desafios da pandemia no ambiente de trabalho

Então, considerando que podemos perceber apenas um pequeno recorte da vida de quem compartilha um tempo precioso conosco, decidimos promover uma atividade com todos os membros do time e falar sobre inteligência emocional, abordando temas como autoconsciência e autorregulação das emoções.

Setembro Amarelo: time IEBT participa de atividade online.

Em tempos de pandemia, falar de saúde mental no ambiente de trabalho tornou-se algo essencial, seja neste mês de representatividade maior ou em todos os demais.

Porque é olhando para dentro da organização e cuidando do que mais importa – as pessoas – é que podemos entregar mais e melhores resultados.

O IEBT sempre cultivou esse olhar em relação ao time. A iniciativa de promover a reflexão acerca do Setembro Amarelo constitui, na verdade, a continuidade de um trabalho que vem sendo feito ao longo de toda a trajetória da empresa, e de forma mais pontual, por meio do Programa de Desenvolvimento de Pessoas, com o qual tenho a satisfação de colaborar.

Afinal, inovação é sobre pessoas. E no IEBT esse valor é inegociável.

*Victor Prudente é engenheiro de produção formado pela UFMG. No IEBT, atua como consultor de projetos de inovação com foco em iniciativas de gestão da tecnologia, a exemplo do Projeto MGgrafeno.