Publicado em

Transformação Digital: como sua empresa pode crescer com novas soluções digitais

Transformação Digital é o processo de uso de tecnologias para criar – ou modificar – operações em empresas, modelos de gestão e cultura organizacional, além de novas experiências com o consumidor. A reconstrução do mercado e das formas de fazer negócios no ambiente digital pode ser associada à Transformação Digital.

Com essa mentalidade, as empresas estão solucionando problemas como quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia, criando soluções baseadas na tecnologia. Você pode se perguntar: apenas grandes empresas podem financiar o processo de Transformação Digital? Não! Pequenas e médias empresas não só podem como devem se abrir para a digitalização do mercado. 

O processo evolutivo da Transformação Digital

  • Anos 90

As formas de transformação do mercado estão acontecendo desde antes da Revolução Industrial. A Transformação Digital é um termo que vem sendo muito buscado no momento, mas começou no final da década de 1990, período no qual surgiu a “grande rede de computadores” que, com o surgimento das mídias sociais e aplicativos de trocas de mensagens, tornou-se uma grande rede de pessoas. 

  • Anos 2000

Com as primeiras redes sociais e dispositivos móveis, a forma de se comunicar, consumir e se relacionar mudaram radicalmente. Hoje as marcas estão disponíveis em múltiplos canais e se adaptam ao comportamento do consumidor, interagindo quase instantaneamente. Com estratégias de Big Data, as empresas focam na experiência do usuário e nos dados adquiridos pelo uso de gadgets e mídias online. 

  • Anos 2010

Outro acontecimento foi fundamental para chegarmos ao cenário que temos atualmente – a inserção do GPS (Global Positioning System) nos dispositivos. A partir disso, a internet passou a ser mais do que de pessoas, tornando-se também uma rede de coisas. Com os avanços nas trocas de informações e dispositivos que usam a internet, foi possível chegar no que conhecemos como IoT (Internet of Things –  Internet das Coisas). 

  • Anos 2020

E em que ponto estamos hoje? Algumas referências chamam o momento atual de a 4ª Revolução Industrial, Manufatura Avançada ou ainda de IIoT (Industrial Internet of Things – Internet das Coisas Industrial). Essa nova etapa é marcada pela digitalização dos processos industriais, comunicação entre máquinas e inteligências artificiais, o que permite análises profundas e precisas para o mercado.

Metodologias: conheça 3 pilares da Transformação Digital 

Experiência do Usuário 

O primeiro grande foco da Transformação Digital são as pessoas, o cliente. Com uma revolução cultural e tecnológica, as formas de atrair, se relacionar e produzir para o consumidor também estão em transição. Dessa forma, a experiência do usuário é prioridade no desenvolvimento de produtos e soluções. 

O consumidor não é apenas um espectador das estratégias; a ideia de que basta lançar algo no mercado e as pessoas vão se interessar e comprar não faz mais tanto sentido. O usuário do digital recebe estímulos e comunicações o tempo todo. Dessa forma, sua atenção precisa ser atraída, ele precisa se sentir parte de uma comunidade e compartilhar valores com as marcas que compra e os dispositivos que usa. O foco é trazer soluções para a vida das pessoas. 

Internet das Coisas 

De acordo com a pesquisa realizada pela Mckinsey, a IoT é um dos principais facilitadores da Transformação Digital. Além de um aumento na receita para empresas que investem nesse novo presente, a tecnologia tem se mostrado de muito valor para redução de custos através de melhorias operacionais. 

Para a grande maioria dos casos de uso, a tecnologia acessível pode permitir a implantação em escala. Os sensores agora cobrem todo o espectro, do visual ao acústico e tudo mais;  a computação excede os requisitos de velocidade;  o armazenamento é onipresente; e a duração da bateria dos aparelhos melhorou. 

Inteligência Artificial e Machine Learning 

Segundo a Pesquisa Tempest de Cibersegurança, de 2022, 52% das empresas acreditam que, nos próximos três anos, a Inteligência Artificial será o principal veículo de mudanças tecnológicas, principalmente as ligadas ao Machine Learning. 

Esse estudo ainda afirma que é fundamental que executivos e responsáveis pela segurança da informação estejam conscientes do caráter crucial dessas ferramentas, no atual cenário de alta complexidade e hiperconectividade, com um fluxo crescente de dados de alto valor trafegando nas organizações para alcançar muito mais business agility

Como vimos, a Transformação Digital não é uma tendência, é uma realidade há quase 30 anos, mas com novas configurações no presente e no futuro. Expandir os horizontes, os planejamentos da sua empresa e da sua equipe podem te levar muito mais longe. O IEBT Innovation é especialista em inovação e tecnologia de ponta a ponta, construindo soluções completas. Descubra o que podemos fazer juntos pelo seu negócio. Entre em contato conosco!