Publicado em

Programa de gestão da inovação na Credicom avança: participação dos colaboradores é destaque

O programa de gestão da inovação desenvolvido pelo IEBT junto ao Sicoob Credicom segue promovendo excelentes experiências de aprendizado.

Nas últimas semanas, foram realizadas duas atividades com foco na construção de diretrizes de inovação, contando com a participação expressiva de colaboradores de diferentes frentes de trabalho da cooperativa.

O terceiro seminário do programa contou com a participação de André Mainart, avaliador do Shark Tank Brasil e co-fundador da Confraria do Empreendedor, iniciativa que tem o IEBT como um de seus mantenedores.

No total, 190 pessoas do time acompanharam a atividade, que teve transmissão online e abordou o tema “Inovação Aberta: acelerando a construção do futuro”.

Mainart apresentou diferentes maneiras de desenvolver ações de open innovation em uma organização, reforçando o caráter estratégico desse formato para os negócios atuais.

Em paralelo, o programa de gestão da inovação contempla a construção de um roadmap estratégico, com o objetivo de definir as diretrizes inovadoras da Credicom.

Esse processo conta com a participação efetiva de pessoas de diferentes áreas da empresa, incluindo diretores, superintendentes e alguns gerentes.

Roadmap estratégico é uma das ferramentas do programa de gestão da inovação

No segundo workshop, realizado em novembro, os participantes formularam as principais respostas de inovação para temas previamente elencados, visando a identificação macro de produtos, serviços e tecnologias essenciais para atingir os objetivos propostos.

O evento foi coordenado pela gerente de projetos Mariana Santos, que atua no programa desde o seu início junto com Gustavo Nogueira, consultor de projetos do IEBT, e Thales Linke, responsável pelo apoio metodológico ao projeto.

A  condução do workshop também teve a participação do product owner de inovação da Credicom, Felipe Ferreira, para dar apoio na facilitação dos grupos e acompanhar a atividade.

Time Credicom participando do segundo workshop de construção das diretrizes de inovação.

O que vem chamando a atenção na jornada da Credicom é o envolvimento entusiasmado dos colaboradores em todas as atividades propostas.

Além da presença em grande número nos eventos, o time tem aproveitado cada oportunidade para discutir ideias e propor soluções, já com foco na resolução de problemas da cooperativa.

Nesse sentido, Mariana e Gustavo destacam que as atividades conjuntas têm sido muito produtivas, demonstrando a força da Credicom e seu potencial para a transformação que todos querem realizar.

O esforço do IEBT em conduzir discussões proveitosas tem contrapartida no nível de formação e experiência dos colaboradores e diretores, além do clima positivo e dinâmico para dar sequência nas atividades.

Nas próximas semanas, o programa de gestão da inovação da Credicom seguirá com sua programação intensa, abordando, ainda em dezembro, um seminário sobre ambientes de inovação e o terceiro workshop de construção das diretrizes de inovação.

Saiba mais sobre esse projeto aqui.