Publicado em

Scrum ou Kanban: qual método ágil escolher?

A aplicação de métodos ágeis é uma escolha fundamental para aperfeiçoar o andamento dos processos empresariais. Entenda mais sobre Scrum e Kanban neste artigo.

Gestão otimizada do tempo, cumprimento de prazos e foco nos objetivos estão entre as bases dos métodos ágeis. Estes são atributos que fazem parte do universo corporativo e estão entre os pilares do processo gerencial nas mais diversas facetas de mercado. 

Entretanto, colocar em prática todos estes conceitos não é tarefa fácil para muitos executivos, fazendo da aplicação de métodos ágeis uma escolha fundamental para aperfeiçoar o andamento dos processos empresariais.

Por essa razão, no post de hoje mostraremos como funcionam esses métodos e a sua forma de aplicação no mercado, cada vez mais marcado pela agilidade e tecnologia.

Além disso, abordaremos os mecanismos Scrum e Kanban, duas referências quando o assunto é aumentar a funcionalidade e eficiência dos projetos institucionais. Boa leitura!

Afinal, o que são métodos ágeis?

Os métodos ágeis consistem em uma forma de abordagem estruturada que, ao levar em consideração que os projetos empresariais são suscetíveis a interferências externas e imprevistos, proporcionam às equipes condições de se adaptarem a essas situações, sem perder o foco do objetivo. 

Mas, então, essa é uma vantagem competitiva para o meu negócio? Não necessariamente! Atualmente, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de demorar anos ou meses para concluir um projeto, convivendo com sucessivos atrasos. A inovação

Ser assertivo nas etapas de execução e, consequentemente, nos prazos, é uma qualificação cada vez mais exigida no mercado, pois tem impacto direto no resultado final. 

Portanto, gestores dos mais diferentes segmentos de mercado devem estar atentos a essa questão, procurando entender como ela se desdobra no dia a dia dos negócios.

Uma boa forma de começar essa análise é a abordagem de dois dos principais métodos ágeis, Scrum e Kanban.

Scrum e Kanban: como funcionam na prática?

De fato, quando o assunto está relacionado a métodos ágeis, Scrum e Kanban aparecem entre as referências de pesquisas. 

Mas, efetivamente, quais são as diferenças e semelhanças entre essas metodologias? É o que mostraremos na sequência. Olha só!

Scrum

Trata-se de uma metodologia constantemente aplicada a gestão de projetos e famosa por ser uma das mais ágeis do mercado, sendo muito utilizada para condução de empreendimentos ligados a projetos de desenvolvimento de software. 

A ideia do Scrum é agrupar conceitos, práticas e ferramentas para um gerenciamento de projetos ágil e assertivo. 

Do ponto de vista prático, o Scrum consiste em dividir as atividades em ciclos que duram entre 2 e 6 semanas, os chamados Sprints. Neste contexto, cada Sprint corresponde a uma entrega específica, que corresponde a uma etapa do projeto. 

Antes de cada Sprint, é realizado o Sprint Planning, onde é decidido o que vai compor cada Sprint e os requisitos necessários para sua entrega. 

Além disso, o time realiza uma Daily Scrum para que todos se mantenham alinhados sobre o andamento do projeto. É o momento, que deve durar não mais que 15 minutos, onde  cada membro vai dizer o que fez no dia anterior, quais serão as tarefas daquele dia e se existe alguma restrição para a conclusão de alguma entrega. 

É muito comum que cada empresa adapte a implementação dos métodos ágeis ao seu contexto, porém, a ideia central deste conceito é que ele vá sendo construído aos poucos, conforme novas ideias vão surgindo e as entregas forem feitas.

Kanban

O Kanban é um sistema ágil que tem o objetivo de controlar todo o fluxo de trabalho. Ele é um quadro com cartões onde são inseridas as tarefas, o status de cada uma delas e quem é o responsável pela gestão e execução daquela atividade.  

Por se tratar de uma ferramenta, o Kanban oferece várias vantagens para os usuários. Entre elas estão: 

  • auxílio na sequência de atividades, para que um trabalho não seja interrompido porque a outra tarefa não foi concluída; 
  • permite visualizar o andamento das atividades; 
  • ajuda a otimizar a comunicação entre os membros do time, contribuindo para que cada membro possa organizar o dia a dia do trabalho; 
  • permite ao gestor verificar o status das atividades.

Diferenças e semelhanças entre os dois métodos ágeis

Enquanto o Scrum é uma metodologia que reúne um conjunto de práticas e funções previamente definidas, o Kanban é uma ferramenta que auxilia na organização do trabalho do time. 

Na realidade, como as duas têm formatos diferentes, nada impede que elas possam ser usadas em um mesmo projeto, uma complementando a outra.

Por exemplo, o Kanban pode ser inserido dentro da proposta de uma metodologia Scrum, auxiliando no controle das atividades para observar o que já foi feito, o que irá começar, e o que ainda não começou. 

Quais as vantagens da cultura ágil para o negócio?

Em um mundo cada vez mais dinâmico, onde as transformações estão cada vez mais rápidas, exigindo resiliência de gestores, os métodos ágeis caem como uma luva para ajudar as empresas a prosperarem, não importando o cenário. 

Neste contexto, uma cultura ágil possibilita que as coisas se movam com facilidade de adaptação, permitindo compartilhamento de responsabilidades na execução das tarefas, onde todos tenham uma visão horizontal do negócio.

O resultado dessa mudança de comportamento da empresa é uma equipe motivada e produtiva, além do aumento do diferencial competitivo, proporcionando uma melhor experiência para o público que consome seus produtos e serviços. 

Sendo assim, de forma cada vez mais estratégica, as organizações incorporam a gestão ágil de projetos às suas práticas, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. 

O que importa, mais do que nunca, é responder com agilidade e assertividade às demandas do mercado. E, para alcançar tal objetivo, os métodos ágeis são uma excelente escolha.

Curtiu o artigo e quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o artigo “Métodos ágeis: o que são e qual sua importância?”, que está no nosso blog.