Publicado em

Descubra tendências em tecnologia aceleradas pela pandemia

A pandemia alavancou tendências em tecnologia que já estavam no radar do mercado. Entenda esse cenário e como ele afeta os negócios.

Definitivamente, o impacto socioeconômico da Covid-19  alavancou a digitalização em diversos segmentos, confirmando tendências em tecnologia que já vinham sendo destacadas por especialistas há tempos.

Nesse sentido, várias ferramentas e processos digitais vêm se consolidando como catalisadores da inovação nos últimos dois anos,  assumindo um papel de protagonismo na reestruturação dos negócios e na recuperação econômica.

Antes mesmo da pandemia, a Gartner previu que, até 2025, aproximadamente 80% dos gestores em nível mundial migrarão suas operações para a nuvem, encerrando os centros de dados tradicionais.

Assim, vale a pena analisar mais de perto algumas dessas tendências em tecnologia, buscando antecipar cenários e compreender melhor quais são as oportunidades e desafios que se apresentam no horizonte corporativo nos próximos tempos.

5G e edge computing

O 5G promete se consolidar no mercado como o modelo de conectividade que deixará os processos mais velozes e eficientes em proporções nunca vistas.

Entre outras razões, isso se dá porque, enquanto o sistema 4G suporta até 2 mil dispositivos ativos em uma área de 1 km², o 5G tem uma capacidade 50 vezes maior, suportando até 100 mil equipamentos.

A edge computing, por sua vez, possibilita o processamento, filtragem e proteção de dados de forma local, otimizando o desempenho das redes 5G ao mesmo tempo em que é favorecida pela conectividade que este proporciona.

Além da conectividade, a relação mutuamente benéfica entre 5G e edge computing também se dá no âmbito de software, hardware e serviços digitais.

Essas tendências em tecnologia e inovação já apresentam impacto positivo no âmbito da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, uma vez que promovem maior dinamismo ao funcionamento de vários dispositivos conectados, incluindo a infraestrutura de transporte e o uso de carros autônomos.

Experiência do usuário e consumo conectado

Pode não ser necessariamente uma tecnologia, mas o UX, ou experiência do usuário, é um conceito que também ganhou mais notoriedade no cenário corporativo devido aos impactos da pandemia. 

A ideia é desenvolver soluções que tenham design e funcionalidades adequadas às necessidades dos clientes, com o objetivo de sanar suas dores, proporcionando uma interatividade incrível e satisfatória. 

Por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo deve considerar se a usabilidade é a mais intuitiva possível e se as principais informações acessadas serão facilmente identificadas, tendo como base a inteligência artificial  (IA). 

Essa é a área da tecnologia que cria dispositivos capazes de desenvolver ações similares às que os humanos fazem. Geralmente, são atividades ligadas a raciocínio e tomadas de decisões. 

Uma forte tendência em tecnologia nesse contexto é a IA generativa. Trata-se de um processo de machine learning a partir da análise de dados que pode ser aplicado em inúmeras rotinas, como desenvolvimento de softwares ou ações de marketing direcionado.

Já a hiperautomação combina IA e automação robótica para incrementar o processo de tomada de decisão, reduzindo a necessidade de interação manual. 

As soluções de hiperautomação são escaláveis e podem ser adaptadas às plataformas digitais já em uso pelas empresas, eliminando burocracias e contribuindo para a redução de custos e o business agility.

Tendências em tecnologia e a transformação digital

Um outro exemplo já bastante conhecido de IA aplicada ao atendimento ao consumidor nas plataformas de e-commerce são os atendentes virtuais.

Esse mecanismo é criado para responder dúvidas frequentes dos clientes, através de um prévio cadastro de banco de dados com os principais questionamentos. 

Funcionalidades assim serão cada vez mais velozes e assertivas, visando automatizar processos nas empresas, para proporcionar ao público a melhor experiência na aquisição de produtos e serviços. 

De acordo com uma pesquisa feita no início da pandemia, o volume de pessoas que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet chegava a 71% naquele ano – e esse número segue em crescimento desde então, o que exige investimento em transformação digital. 

Este contexto abre portas para que os empreendedores possam se posicionar estrategicamente na internet. 

Além disso, é também uma oportunidade para que novas tendências em tecnologia ganhem espaço, otimizando tanto as experiências individuais de consumo quanto os processos administrativos e comerciais dos negócios.

No âmbito empresarial, esses benefícios independem do tamanho ou segmento de atuação da empresa. É o que você entenderá conferindo um artigo sobre os desafios da transformação digital para pequenos negócios. Acesse aqui e boa leitura!