Publicado em

Resultados da Gestão de Inovação: os KPIs que você precisa medir

Você constantemente mede os resultados das estratégias de Gestão de Inovação da sua empresa? Se a resposta é sim, parabéns, sua organização está um passo à frente para se manter competitiva no mercado. O conteúdo de hoje vai te ajudar a reforçar esse processo e tornar a definição de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho) e análise de resultados ainda mais otimizados.

Se sua resposta foi “não” ou “não sei”, você está deixando passar oportunidades de entender melhor onde estão os êxitos e falhas da sua estratégia de inovação, bem como acelerar o crescimento dos seus negócios. Mas, calma, este artigo também é para você e, juntos, vamos entender a importância da análise das métricas de inovação e como usá-las a seu favor. 

KPI’s de Inovação: entenda a sua importância no cenário organizacional

Ainda há empreendedores e gestores que acreditam erroneamente que inovar é um processo intuitivo e natural das empresas. A inovação é um processo estratégico que envolve times multidisciplinares dentro da organização. E todo trabalho estratégico pode e deve ser mensurado de alguma forma para entender seus resultados positivos, negativos, o que pode ser mantido e o que deve ser alterado. 

Então, quando uma empresa se compromete com a gestão de inovação e a mensuração dos resultados dessa área, ela incentiva os times envolvidos a trabalharem focados em criatividade e, de forma analítica, baseando-se em insights provenientes de dados. 

Ao criar processos que valorizam a comunicação entre esses times para compartilhamento dos resultados, resolução de problemas de inovação e proposição de novas ideias, a organização cria um fluxo de intercâmbio e agilidade também baseado em análise de dados.

Dicas para trabalhar bem com KPIs de inovação

Após entender que uma estratégia sólida de KPI’s é fundamental para analisar o efeito do seu projeto de inovação e seu valor comercial para clientes e a organização, também é preciso compreender que criar uma estrutura que represente com precisão o impacto do seu programa é uma tarefa desafiadora.

É por isso que, para definir, monitorar, analisar e gerenciar efetivamente o desempenho da inovação, você deve considerar alguns aspectos de inovação para medir os principais KPIs de inovação: 

  1. Evite definir “metas de vaidade”: 

Muitos gestores focam em números positivos apenas por vaidade, mas os números não ajudam o time a gerar conhecimentos. Dessa forma, selecione métricas de inovação que vão realmente ajudar sua empresa. Lembre-se sempre de que a inovação não é um processo de curto prazo e seus resultados também não. 

  1. Sempre escolha KPI’s relevantes

Foque em selecionar métricas que realmente geram insights e novas proposições estratégicas. Componentes da inovação que envolvem a cultura da empresa, a satisfação dos clientes e o Retorno sobre Investimento (ROI) são boas combinações de dados de entrada e saída, quantitativos e qualitativos. No entanto, no final das contas, a decisão sobre quais métricas monitorar e incluir deve ser tomada sempre de acordo com a realidade de cada empresa. 

  1. Estabeleça rotinas bem definidas

Não adianta nada se preocupar com os KPIs apenas no momento de consolidar relatórios ou apresentar resultados para a liderança. Os KPIs devem ser monitorados, acompanhados e geridos rotineiramente. Por isso, é essencial definir, junto à sua equipe, a periodicidade das coletas, das reuniões para análise de resultados intermediários, os pontos de controle e possíveis momentos para alterações de percurso.

7 KPI’s que têm se mostrado mais eficientes na Gestão de Inovação

Para cada empresa e estratégia de negócio, existem caminhos únicos. É importante selecionar os indicadores que fazem sentido para a sua empresa. De toda maneira, existem alguns indicadores gerais que podem ser utilizados e apoiados às métricas específicas do seu business. 

Confira 7 KPI’s que podem ajudar a guiar a Gestão de Inovação do seu negócio. 

  • Investimento em P&D

A quantidade de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é um dos mais importantes indicadores de inovação tecnológica nas empresas. Afinal, para inovar, é preciso investir na produção de conhecimento e no desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. Outra boa prática de empresas inovadoras é relacionar o investimento em P&D com o faturamento total oriundo de vendas, que é um indicador um pouco mais sofisticado, conhecido como “Densidade de P&D”.

  • Retorno sobre investimento (ROI)

O Retorno sobre o Investimento é usado em diferentes aspectos de uma empresa, como em Marketing e Vendas, e também nos projetos de inovação. Boa parte dos objetivos da Gestão de Inovação é gerar mais receita, otimizar processos, gerar conhecimento e impacto no mercado, portanto o ROI é uma métrica essencial para analisar os resultados dos projetos de inovação. Esse indiccador é calculado por meio da soma de todos os benefícios financeiramente quantificáveis do projeto, dividida pelo investimento total, obtendo-se assim uma porcentagem.

  • Taxa de conversão

A taxa de conversão é o indicador de desempenho utilizado como termômetro para identificar a eficiência da estratégia de comunicação de um negócio. Deve ser analisada de tempos em tempos, no sentido de identificar crescimento, estabilidade ou, na pior das hipóteses, uma queda. A ideia é verificar quantas vezes uma determinada ação desejável ocorreu frente a um número específico de estímulos. Por exemplo, se o objetivo de um post é aumentar a quantidade de visitas no site da empresa, e o post foi visto 1000 vezes, devemos buscar verificar quantas dessas visualizações efetivamente se tornaram novas visitas no site. 

  • Envolvimento do colaborador 

A satisfação interna, também conhecida como Felicidade Interna Bruta (FIB), é um fator importante para as organizações que buscam um desempenho acima da média de mercado. Pessoas que trabalham em ambientes saudáveis, mentalmente confortáveis, e que são valorizadas e incentivadas a crescerem, produzem mais e de forma muito mais criativa. Elas ainda estão mais propensas ao engajamento com a cultura e os objetivos da empresa. Pode ser medido por meio de questionários de rotina, por exemplo.

  • Redução de Custos 

A redução de custos dos processos internos é um dos principais motivos que levam as empresas a buscarem pela inovação, além de gerar mais impacto no mercado. Pensando nisso, ao implementar uma ideia inovadora, o índice de redução de custos é um indicador muito importante. Para calculá-lo, devemos primeiro identificar os custos atuais relacionados à execução do processo do jeito que é feito atualmente. Feito isso, devemos testar a solução proposta e novamente fazer o cálculo de custos, buscando evidenciar a diferença entre a forma vigente (as-is) e a nova (to-be) de fazer as coisas. 

  • Projetos em Andamento e Cases de Sucesso 

Mensurar a produtividade de sprints de projetos em andamento e os projetos concluídos com sucesso é essencial. Ao utilizar este indicador, uma empresa consegue ter a visão dos resultados dos seus processos de gestão da inovação de curto e médio prazo, podendo fazer predições sobre futuros projetos.

Como vimos, fazer a gestão de resultados e métricas é essencial para a construção de uma cultura de inovação forte, o que faz sua empresa avançar. Com o IEBT Innovation, você tem a garantia de atuar com especialistas em inovação em diferentes setores, que podem te ajudar do começo ao fim nas suas análises de resultados, assim como em todos os passos da sua Gestão de Inovação. Entregamos soluções de ponta a ponta. Conheça nossos cases de sucesso