Publicado em

Entenda o que é ESG e qual a sua importância para os negócios

Qual o contexto por trás da ascensão do ESG e como as melhores posturas ambientais, sociais e de governança vêm se tornando um importante critério para investimentos?

Por Manuela Guimarães, analista de projetos de inovação no IEBT.

Um dos termos mais citados em gestão de negócios ultimamente é o ESG. A sigla está totalmente relacionada à sustentabilidade e representa um diferencial para as empresas que o adotam. Contudo, muitos ainda não compreendem o que é ESG.

A princípio, trata-se da sigla em inglês para Environmental, Social and Governance que, na tradução para o português, significa ambiental, social e governança.

Na prática, o termo ESG representa um conjunto de atitudes de empresas que reconhecem o valor estratégico da sustentabilidade e fazem dela um fim-meio da atuação organizacional.

Entretanto, essa preocupação não é algo recente no mundo dos negócios.

Nos anos 1990, década na qual o movimento da sustentabilidade corporativa ganhou força, John Elkington formulou o Triple Bottom Line, conhecido como tripé da sustentabilidade, que integrava à gestão corporativa a dimensão ambiental e social.

Mas, afinal, qual o contexto por trás da ascensão do ESG e como as melhores posturas ambientais, sociais e de governança vêm se tornando um importante critério para investimentos?

Quando o termo ESG surgiu e como ele se relaciona com o desenvolvimento sustentável?

Em 2005, o relatório Who Cares Wins, produzido em um encontro de instituições financeiras coordenado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio do Banco Mundial, foi o primeiro documento a empregar a sigla ESG.

Na ocasião, líderes de empresas do Brasil e mais oito países determinaram diretrizes para guiar a inclusão de pautas ambientais, sociais e de governança corporativa nos mercados de capitais, gerando resultados sustentáveis para a sociedade.

Dessa forma, esse conceito resgata os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também da ONU, que buscam coordenar a ação global para melhorar a vida no planeta para todos.

Contudo, uma vez que o ESG traz essa abordagem para os negócios e investimentos, conhecer esse conceito é importante para promover a inovação e, consequentemente, aumentar a competitividade das organizações.

Assim, é interessante entender o que é ESG a partir da compreensão de cada termo que compõe o conceito sendo posto em prática, começando pela dimensão ambiental.

Como cada dimensão do que é ESG se define na prática?

Environmental (ambiental)

O E do ESG traz para os negócios a preocupação ambiental, avaliando o impacto que a empresa gera no meio ambiente e a sustentabilidade de suas operações.

Nesse ponto, tem-se o alinhamento com metas globais, como a redução da emissão de gases do efeito estufa ou a geração de energia limpa e renovável.

Existem também outros pontos específicos de cada indústria, como destinação e aproveitamento de resíduos e uso da água.

Assim, no campo do meio ambiente, um pensamento alinhado à política ESG pode trazer também inovações para o produto e o processo, buscando implementar embalagens biodegradáveis, trocando componentes na fórmula de produtos por versões mais verdes e melhorando a eficiência dos processos.

Além disso, até mesmo uma empresa prestadora de serviços pode ter uma política ambiental sustentável.

Atentando-se para o seu consumo energético, geração de resíduos de suas unidades e deslocamentos de funcionários, a empresa pode ser mais verde.

Por fim, são bem vistas também práticas de preservação ativa do meio ambiente, como o apoio a programas de preservação da fauna e da flora.

Social (social)

O aspecto social do que é ESG se refere ao relacionamento da empresa com as pessoas, incluindo seus clientes, colaboradores e também a comunidade em geral, de forma que o S pode abarcar uma gama grande de medidas.

Pensadas inicialmente para dentro da empresa, destacam-se ações voltadas para a diversidade entre funcionários, incluindo pessoas de diferentes gêneros, opções sexuais, religiões, cor de pele e condições físicas e mentais.

Existe também um forte movimento de bem-estar, garantindo o engajamento e a satisfação daqueles que trabalham na empresa.

Ainda olhando para como a empresa se relaciona com as pessoas, é importante destacar a atuação junto aos clientes, que envolve garantir uma relação ética e respeitosa, inclusive por meio da proteção de dados.

De forma mais ampla, a responsabilidade social da empresa está ligada à garantia de direitos, como os direitos trabalhistas e aqueles previstos na Constituição Federal e na Declaração dos Direitos Humanos.

Nesse ponto, está incluído o posicionamento da empresa frente a questões importantes para a sociedade, como o preconceito.

Governance (governança)

A governança dentro do que é ESG avalia se a empresa segue boas práticas na administração do negócio.

Essas práticas se traduzem em transparência, equidade e ética para investidores e são muito importantes na gestão empresarial.

Alguns exemplos são a existência de um conselho estruturado e com funções bem definidas, assim como de um comitê de auditoria.

A existência de um canal de denúncias interno, divulgação da lógica de remuneração da composição da diretoria, utilização de metodologias de avaliação e gestão de risco e uma boa relação com outros órgãos públicos e privados também são importantes.

Uma boa governança corporativa traz mais segurança ao investidor que queira estar junto da sua companhia.

Por que o ESG é importante para os negócios?

A agenda de sustentabilidade proposta pelo ESG se torna a cada dia mais bem vista pelo mercado e pelos investidores.

Dessa forma, trazer o ESG para o centro do debate no planejamento estratégico do negócio pode ser uma forma importante de atrair investimentos.

De fato, é  importante saber  que o ESG se tornou um critério importante de investimento e consumo nas mais diversas áreas.

Nesse sentido, consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto que as suas escolhas têm para o planeta e para sociedade, como mostram os dados de 2019 do Euromonitor:  20% dos consumidores brasileiros se consideram “ecofriendly”.

Essa preferência pelo consumo por marcas que se atentem a questões do ESG reflete-se também em maiores possibilidades de fidelização de clientes, diferenciação da concorrência e valorização da empresa no mercado.

Esses investimentos podem vir tanto pela valorização das ações, para empresas de capital aberto, quanto pelo investimento de programas governamentais e venture capitals, além de maior facilidade de acesso a crédito.

Sabendo o que é ESG e a importância desse termo para o mundo dos negócios, é possível direcionar melhor os investimentos em inovação e projetos dentro da sua empresa.

Siga nossa página no LinkedIn e entenda melhor como o IEBT promove a inovação de resultado para os negócios.