Publicado em

Conheça os erros em gestão ágil que sua empresa deve evitar

Considerando as exigências do mercado atual, é preciso ficar atento aos erros em gestão ágil que podem ser evitados com atitudes simples.

As empresas, atualmente, estão cada vez mais dinâmicas e versáteis, respondendo às demandas de um cenário volátil e incerto. Entretanto, ainda é comum que líderes de diversos segmentos cometam erros em gestão ágil que poderiam ser evitados com atitudes gerenciais simples.

Por essa razão, este artigo aborda algumas definições conceituais de ágil e apresenta formas de materializar esse processo nas empresas de forma a contribuir para o sucesso do negócio.

Antes de mais nada, vale lembrar que a gestão ágil de projetos originou-se a partir do Manifesto Ágil, um documento publicado em 2001 relativo ao desenvolvimento de softwares e ao trabalho dos times de tecnologia.

Continue a leitura e entenda melhor esse assunto!

O que é uma gestão ágil?

A gestão ágil pode ser compreendida como um conjunto de métodos que têm o intuito de otimizar o processo de entrega de um projeto, deixando ele mais adaptável e eficiente. 

Então, aplicar uma gestão ágil nada mais é do que reduzir o tempo nas entregas? Nada disso! 

Não necessariamente a gestão ágil está associada ao prazo. Essa abordagem contempla o esforço total para desempenhar as ações, e isso inclui mais que o tempo gasto para executar o projeto.

Aqui estamos falando de realizar uma entrega de valor ao cliente. Para isso, responder com flexibilidade às mudanças a partir dos aprendizados ao longo do tempo é um ponto central desse processo. 

Ser adaptável importa mais que ser rápido e isso diz respeito aos erros em gestão ágil que as empresas ainda cometem e poderiam evitar. 

Quais erros em gestão ágil que devem ser evitados?

Entre os principais benefícios da gestão ágil está o fato de que não é necessário aguardar a finalização dos projetos para medir os resultados. É possível acompanhar a evolução conforme cada etapa for concluída. 

Nesse contexto, a empresa consegue aperfeiçoar o fluxo de trabalho, melhorar processos internos, engajar colaboradores, se adaptar melhor a transformações de mercado, entre outros pontos. 

Mas, para que essas vantagens sejam alcançadas, existem ainda alguns erros em gestão ágil que devem ser evitados. Vejamos alguns deles! 

Esquecer das entregas sequenciais

Na jornada ágil, é essencial ter entregas curtas para que o projeto ganhe flexibilidade e rapidez.

A partir do cumprimento dessas etapas e respeitando-se a priorização correta, é possível avaliar as fases do empreendimento, para fazer ajustes e realinhar a rota. 

Fazer o operacional e pensar que isso é suficiente

Esse é um erro em gestão ágil bastante comum.  Algumas empresas falham ao achar que a metodologia ágil é mais um processo corriqueiro, não dando a devida atenção a parte conceitual. 

Processos mecanizados e que não promovem mudanças a partir do aprendizado não permitem atingir os resultados estimados. 

Nesse sentido, é essencial ter uma mudança de mindset, buscando a abordagem completa da gestão ágil e garantindo um time de profissionais engajados com esse conceito, para que, assim como a cultura da inovação, ele seja vivido no dia a dia.

Queimar etapas

Ainda na esteira dos processos mais profundos, se você ainda não conseguiu implementar conceitos de gestão ágil em um departamento, nada de já transferir essa prática para toda a organização. 

Essa abrangência exige o cuidado de respeitar etapas que consistem em capacitações, quebra de paradigmas, entre outros processos para que todo o time esteja alinhado. 

Agora, finalizando este artigo, vamos apresentar mais algumas dicas sobre o que é preciso fazer para evitar os erros em gestão ágil e aplicar esse conceito nas organizações.

Como implementar a gestão ágil?

Um cuidado inicial diz respeito a registrar expectativas, resultados, atribuições de cada pessoa envolvida no projeto além de todas as informações possíveis a cada processo iniciado.

Além disso, é importante investir na qualificação da equipe, trazendo juntamente com esse aprendizado o alinhamento sobre os motivos da implantação da gestão ágil na empresa.

De fato, é essencial manter o time bem informado, mostrando os benefícios do ágil no dia a dia e a importância do envolvimento de todos. Por fim, mais duas dicas:

  • Oriente a equipe sobre como será a entrega de resultados: os profissionais precisam acompanhar o cumprimento das etapas para que seja possível monitorar os resultados.
  • Invista em um projeto-piloto: comece essa mudança por um departamento, para  fazer os devidos ajustes e melhorias, preparando o processo de expansão do conceito ágil em toda a organização.

Esperamos que este artigo seja um contribuição para todos aqueles que buscam evitar os erros em gestão ágil que impedem o alcance de resultados cada vez mais robustos para os negócios.

Agora, para saber mais sobre tecnologia e inovação, é só seguir o IEBT nas redes sociais. Estamos no Instagram e  no Linkedin