Publicado em 9 de dezembro de 2020

BH-TEC: PROTAGONISMO NO ECOSSISTEMA MINEIRO DE CT&I.

A Diretoria do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) contratou o IEBT para realizar seu Planejamento Estratégico e uma nova Modelagem de Negócios para o período de 2020-2024

A Diretoria do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) contratou o IEBT para realizar seu Planejamento Estratégico e uma nova Modelagem de Negócios para o período de 2020-2024, apresentando as seguintes necessidades:

  • traçar diretrizes para se reposicionar no ecossistema mineiro de inovação;
  • promover impactos positivos na sociedade;
  • e garantir a sustentabilidade financeira da instituição.

Como resultado do trabalho, que durou cinco meses, definimos cinco objetivos finalísticos e 13 projetos estratégicos. Esses marcos auxiliarão o BH-TEC a se transformar em uma área de inovação sustentável e protagonista no ecossistema mineiro de CT&I.

Entenda, a seguir, os detalhes do projeto e conheça os principais resultados alcançados.

Situação

2012 foi o ano de inauguração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), tendo como sócios-fundadores a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG).

Atualmente, o BH-TEC abriga 22 empresas e dois centros de tecnologia, atuando como promotor do desenvolvimento tecnológico e da interação entre diferentes negócios de base científica-tecnológica.

No segundo semestre de 2019, iniciou-se a gestão de uma nova diretoria que, motivada pelos desafios contextuais, identificou a necessidade de realizar um planejamento estratégico para alavancar as ações do Parque no quadriênio 2020-2024.

Nesse contexto, o BH-TEC contratou o IEBT para desenvolver o processo de diagnóstico e planejamento e para apoiar o Parque no fomento:

  • à interação universidade-empresa;
  • ao impulsionamento das empresas residentes;
  • e à atração de novos empreendimentos inovadores.

Abordagem

O IEBT desenvolveu o processo de planejamento estratégico para o BH-TEC em quatro etapas.

Contextualização

Benchmarking e compreensão da vocação e potencialidades locais.

Formulação Estratégica

Análise do ambiente interno e externo e definição das novas diretrizes estratégicas.

Desdobramento da Estratégia

Definição dos projetos estratégicos e desdobramento de metas.

Modelagem do Negócio

Elaboração do modelo de negócios e do planejamento financeiro.

Um grande diferencial dessa abordagem foi a colaboração de mais de 30 representantes de diferentes instituições do ecossistema mineiro de inovação, atuando junto à equipe do BH-TEC na construção do planejamento estratégico do Parque.

Essa ação colaborativa possibilitou uma maior compreensão dos desafios e oportunidades que se apresentam nos caminhos futuros da instituição, potencializando o sucesso da iniciativa.

Resultados

Além de apresentar as novas missão e visão institucionais do BH-TEC, o plano estratégico elaborado enumera cinco objetivos estratégicos, que se desdobram em 13 projetos e 75 metas.

Consequentemente, para possibilitar a execução de todas as ações, estabelecemos novas frentes de trabalho, incluindo-se aqui a definição de recursos necessários.

Concluindo, finalizamos o processo com a entrega do plano financeiro, viabilizando um empreendimento operacionalmente sustentável e possibilitando ao BH-TEC realizar voos cada vez mais altos junto às empresas e centros que se dedicam à ciência e à tecnologia.