Publicado em

Programa de Inovação da Credicom realiza rodadas de Pitch Day

Nos meses de abril e maio, o programa de inovação da Credicom conduzido pelo IEBT realizou três rodadas de Pitch Day, todas com o mesmo objetivo: solucionar problemas da cooperativa, buscando acompanhar tendências do mercado e garantir destaque no ecossistema de inovação.

O primeiro Pitch Day aconteceu em 13 de abril  motivado pelas  soluções propostas nos encontros de Design Thinking. Foram quatro encontros e contou com a participação dos entusiastas de inovação da cooperativa para definir e apresentar as cinco ideias a serem executadas na trilha de gestão de projetos piloto da Credicom.

Seguindo o mesmo formato, foram realizados mais dois Pitch Days, um no dia 26 de abril e outro no dia 18 de maio. Em cada evento, foram apresentadas soluções para problemas em dois setores específicos da Credicom: agronegócio e desenvolvimento organizacional. 

Nesses dois encontros, oito startups convidadas apresentaram suas soluções para as áreas proponentes, que puderam avaliar quais propostas seriam capazes de resolver as dores identificadas. 

Nilton Soares, gerente de operações e serviços da Credicom, relata que o processo adotado nessa etapa do projeto trouxe agilidade, e tende a trazer uma otimização de resultados nos próximos passos da jornada. 

Design thinking e avaliações sobre o pitch day

Nilton participou da aplicação do Design Thinking no programa de inovação da Credicom e apresentou um projeto no Pitch Day. “O formato de pitch faz com o que discurso seja mais objetivo, pois é preciso saber vender a sua ideia em um curto espaço de tempo”, recorda ele.

O design thinking é uma abordagem e não apenas uma metodologia, que trabalha a sensibilidade e os métodos dos designers para conciliar as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente executável, transformando oportunidades que agregam valor em soluções para um contexto específico.

Nesse contexto, reforça-se a importância das conexões com o ecossistema e do mapeamento de oportunidades e tendências do mercado.

Rodadas de Pitch Day terão continuidade nos próximos meses. Foto: Arquivo Credicom.

Já Lúcia Milhorato, superintendente de desenvolvimento organizacional da Credicom, destaca que as rodadas de pitch day permitiram à cooperativa avaliar, entre as soluções propostas, aquelas nas quais realmente vale a pena investir tempo e recursos financeiros.

“O processo do pitch day deve ser inserido na cultura organizacional, pois ele possibilita expor boas ideias aos colaboradores, evitando com que potenciais projetos morram antes de serem avaliados”, completa Lúcia.

Por fim, Gustavo Nogueira, consultor de inovação do IEBT que atua no projeto da Credicom, o Pitch Day é uma excelente oportunidade para que startups e colaboradores apresentem soluções inovadoras para o contexto organizacional das grandes empresas, de maneira simples, rápida e efetiva. 

“Na Credicom, as primeiras rodadas de Pitch Day foram um absoluto sucesso e seguimos empenhados para as próximas edições”, destaca Gustavo.

Na sequência do programa de inovação da Credicom, o IEBT realizará outras rodadas de pitch day, com foco em gerar ainda mais impacto positivo para a cooperativa.

Quer saber mais sobre o programa de inovação da Credicom? Acesse outra matéria do nosso site aqui.