Publicado em

GOV RD: Conheça o programa de capacitação de gestores públicos em Mariana

Projeto idealizado pela Fundação Renova procura desenvolver lideranças na área de Inovação

O projeto Capacitação de Gestores Públicos de Mariana, criado pela Fundação Renova em parceria com o IEBT Innovation, acompanhou 10 gestores ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2022 em uma jornada de aprendizado e capacitação com o intuito de florescer lideranças.

Além dos diagnósticos inicial e final, foram realizados três workshops ministrados por especialistas na área de inovação e todos os participantes receberam apostilas metodológicas com conteúdo baseado nos melhores livros sobre o tema. 

Diagnósticos inicial e final

Antes de dar início às atividades, todos os participantes responderam a quizzes sobre a área de inovação para que então pudesse ser feito um diagnóstico inicial do conhecimento dos participantes. 

O objetivo do diagnóstico era encontrar as lacunas no conhecimento dos gestores e compará-lo com o diagnóstico final, podendo, assim, medir a eficácia do método de ensino proposto pelo projeto.

Workshops

Durante os workshops, os participantes foram expostos ao conteúdo por meio de materiais teóricos lado a lado de um exercício prático de aplicação das metodologias estudadas. 

No total, foram três encontros presenciais: os workshops de Gestão da Inovação, Ecossistemas de inovação e Inovação no setor público.

Primeiro workshop: Introdução à Gestão da Inovação

O primeiro encontro presencial do grupo foi o workshop de Gestão da Inovação, conduzido pela Consultora do IEBT, Franciele Garcia

O evento, que ocorreu no dia 22 de novembro, teve como foco apresentar o projeto e a metodologia seguida pela apresentação dos participantes e uma introdução ao conteúdo que seria abordado ao longo da trajetória.

Dentre os conteúdos abordados estão o processo criativo, o sentido econômico, as dimensões da inovação e sua natureza, alocação de recursos e estrutura de carreira, dentre outros temas da área de inovação.

Segundo workshop: Ecossistemas de Inovação

O segundo encontro dos participantes foi conduzido pela Líder de Cultura e Inovação Aberta da MRS Logística, Gisele Ramos, que abordou o conceito de ecossistemas de inovação.

Ramos, que atua como facilitadora da transformação organizacional, demonstrou aos participantes o que são ambientes de articulação que possuem uma ligação com o desenvolvimento da inovação.

O workshop também trouxe um panorama da história da evolução destes ambientes de inovação no Brasil, dos atores ligados aos ecossistemas e da legislação de startups no país.

No final, foi proposto um desafio, no qual os participantes preencheram o canvas de comunidade, material que ajuda a construir um ecossistema.

Workshop Final: Inovação no Setor Público

O workshop final, ministrado por Mike Soares, Head de Produto de Aceleração de Startups do IEBT, abordou as oportunidades de inovação dentro do setor público e marcou o encerramento do projeto.

O encontro começou com um debate sobre as complexidades de aplicar a inovação no setor público, como a falta de recursos ou as mudanças trazidas por novas gestões. 

Logo em seguida, porém, foram apresentados diferentes casos de projetos de Inovação ligados ao setor público para mostrar que sim projetos neste formato tem espaço ali. 

O projeto terminou com um exercício prático utilizando as ferramentas aprendidas ao longo do mês.

Vem aí

Gostou de conhecer melhor sobre um dos projetos do IEBT? Compartilhe nos comentários sua opinião, sugestões e conteúdos que você quer ver por aqui. 

Para conhecer outros cases de sucesso e conteúdos de empreendedorismo, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog.