Publicado em

ESG Data Intelligence e sua importância na atualidade

O ESG Data Intelligence tem se consolidado como tendência global no monitoramento de indicadores socioambientais e atração de investimentos. Saiba mais!

No universo corporativo, o surgimento de novas siglas é algo comum quando se trata de especificar serviços ou setores em destaque, sendo o ESG Data Intelligence um exemplo bastante atual.

Trata-se de um conceito que tem se consolidado como uma tendência global relacionada à demanda por monitoramento adaptável e constante das informações que guiam as empresas e os investidores na agenda ESG. 

Basicamente, o ESG diz respeito às práticas e metodologias adotadas por uma empresa para conduzir questões ambientais, sociais e de governança (traduzindo as palavras environmental, social e governance, do inglês).

Cada vez mais, o mercado atenta para ações e posturas corporativas com foco em modernizar as práticas de governança e ter uma atuação (externa e interna) mais comprometida com a sustentabilidade.

Assim, o ESG Data Intelligence configura-se como uma prática fundamental para as estratégias organizacionais no futuro, visando ao crescimento contínuo dos negócios e à geração de impacto positivo real.

Continue a leitura e entenda melhor esse assunto!

Pilares do ESG

Para compreender a importância estratégica do ESG Data Intelligence, vale a pena retomar os pilares do ESG. Assim, tem-se:

Pilar Ambiental (Environment)

Relaciona-se às práticas corporativas voltadas à preservação ambiental e à garantia de um futuro mais limpo, igualitário e sustentável para todos. 

Dessa forma, esse traço do ESG engloba a forma como a organização utiliza os recursos naturais e o seu compromisso com questões relativas a:

  • carbono neutro e redução da emissão de gases causadores do efeito estufa;
  • gestão de resíduos;
  • reversão do aquecimento global;
  • combate ao desmatamento e à poluição da água, entre outros aspectos.

Vale lembrar que a agenda ambiental e de sustentabilidade é cada vez mais estratégica para as nações e os negócios, como destacam os mais recentes fóruns sobre o assunto.

Pilar Social (Social)

O pilar social do ESG engloba as práticas de responsabilidade social e a forma como a organização gera valor para as comunidades com as quais se relaciona. Assim, ela aborda temáticas como:

  • direitos humanos;
  • diversidade e combate ao preconceito social, racial e de gênero;
  • proteção à privacidade e dados;
  • investimento social privado e muitos outros pontos estratégicos.

Nesse contexto, o ESG Data Intelligence tem ainda mais relevância, considerando-se, por exemplo, as práticas que envolvem o uso de dados e a proteção à privacidade.

Pilar da Governança (Governance)

Por fim, a governança no ESG vem falar sobre a forma como as empresas administram o negócio tendo em vista as melhores práticas em ética, transparência e equidade.

Na atualidade, a forma de atuar da empresa precisa responder à pressão por políticas organizacionais que promovam, por exemplo, práticas anticorrupção e de gestão transparente.

As estratégias de ESG em uma empresa são muito importantes, assim como as de marketing digital, pois contribuem para a consolidação de uma imagem e reputação positivas perante mercado, consumidores e investidores.

Do ponto de vista econômico, por exemplo, os impactos do ESG são relevantes, agregando benefícios tangíveis e intangíveis como:

  • garantir transparência às ações;
  • mitigar riscos e melhorar o desempenho financeiro;
  • reduzir custos e desperdícios;
  • conquistar a confiança dos investidores;
  • contribuir para a fidelização dos clientes e;
  • melhorar os índices de atração e retenção de talentos.

É a partir dessa compreensão que se torna possível entender o papel do ESG Data Intelligence e a sua importância como norteador tanto para empresas quanto para investidores.

Mas, antes de abordar esse conceito especificamente, vale a pena entender o que é data intelligence de forma geral.

Data Intelligence e seus benefícios

Data intelligence pode ser entendido como um conjunto de métodos e ferramentas utilizadas para monitoramento de cenários e processos. 

Conhecido popularmente como inteligência de dados, esse processo prioriza a avaliação detalhada e interação com as informações, configurando-se como uma iniciativa fundamental no âmbito da tomada de decisão empresarial.

Trata-se de uma tecnologia que conta com a coleta de dados de modo abrangente. Ela utiliza vários métodos para embasar as ações de curto, médio e longo prazo (inclusive no ESG), trazendo mais estratégia e inteligência aos processos. 

Outro ponto importante é que o data intelligence considera as métricas de performance do próprio negócio, reforçando o planejamento estratégico e oferecendo benefícios como:

  • definição de estratégias e ações alinhadas aos objetivos de negócio;
  • identificação de oportunidades de crescimento;
  • neutralização de riscos e gargalos;
  • estruturação de processos de melhoria contínua
  • e otimização do desempenho gerencial e operacional.

Nesse sentido, o ESG Data Intelligence levanta informações que agregam assertividade à análise de riscos e previsão de cenários, guiando com mais segurança a tomada de decisão de empresas e investidores.

ESG Data Intelligence e tomada de decisão 

À medida que cresce a importância estratégica do ESG para a conquista de investimentos e a competitividade dos negócios, aumenta a necessidade de otimizar a produção e análise de dados, ou seja, a demanda por ESG Data Intelligence.

Exemplo de dado em ESG é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Esse indicador mede o desempenho dos ativos das empresas selecionadas de acordo com o comprometimento com a sustentabilidade, verificando os riscos, potenciais impactos e formas de preveni-los.

Um dos desafios que se apresentam nesse contexto, por exemplo, é a padronização dos dados gerados por agências de classificação. Isso permitiria aos investidores comparar os índices criados por diferentes instituições.

Além disso, os recursos baseados em IA e outras tecnologias permitem às empresas e investidores produzir relatórios mais personalizados, no sentido de serem sensíveis ao contexto no qual as ações de ESG se inserem e às demandas de cada grupo investidor.

Dessa forma, o ESG Data Intelligence define-se como um processo capaz de alavancar a ação de negócios e investidores interessados em fazer do compromisso socioambiental uma força motriz atuando em escala.

De fato, a compreensão desse conceito reforça o quanto as boas práticas socioambientais configuram-se como vantagens para os negócios na atualidade, tendo a tecnologia como aliada nesse processo.