Publicado em

Como construir uma cultura de inovação na sua empresa

Benefícios da inovação corporativa, para atrair clientes, garantir a melhoria de processos e promover o diálogo entre os times, retendo talentos.

Como saber se sua empresa está pronta para construir a cultura de inovação? Se você é um profissional que atua na área de inovação, novos negócios, desenvolvimento de produtos ou soluções tecnológicas, já sabe que um dos primeiros passos é entender a sinergia entre inovação e tecnologia

A cultura de inovação é um processo de diagnóstico, planejamento e gestão de ideias e valores que promovem a criatividade e resultados dentro de uma organização. Dentro dessa jornada corporativa, existem várias oportunidades de criar novas rotinas de trabalho e soluções para o mercado. 

Benefícios da Cultura de Inovação para sua empresa

Um dos benefícios iniciais da cultura de inovação é entender a importância da mudança, da transformação. Inovar não é um processo linear e fácil, exige comprometimento e abertura de mente em todos os níveis hierárquicos do negócio. 

Não importa se você é uma microempresa ou uma multinacional, é essencial entender que o mercado está em constante mudança e que seu negócio também precisa evoluir. Conheça 3 benefícios da inovação corporativa: 

  1. Atrair novos clientes e negócios 

Criar novas formas de se relacionar com seus clientes e com o mercado, a partir de novas soluções e produtos, é o caminho para otimizar suas metas, vender mais e se tornar mais competitivo entre seus concorrentes. A 123Milhas, por exemplo, tem aumentado expressivamente as suas vendas com o gerenciamento de projetos ágeis em parceria com o IEBT. 

A gigante do mercado de viagens é inovadora desde sempre e com esse projeto de gestão tem otimizado ainda mais a produtividade no desenvolvimento do produto , agregando valor aos usuários finais. A dor do mercado para o produto da 123Milhas: o desejo das pessoas viajarem com economia, qualidade, de forma confiável e flexível. 

  1. Melhoria de Processos Internos 

É impossível que uma cultura de inovação não impacte na otimização de processos internos e na criação de novas formas de gestão. Para isso, as palavras de ordem são autonomia, alinhamento e intercâmbio entre todos os times. É importante criar um ambiente confortável e favorável para uma comunicação horizontal entre todos os níveis das organizações. O saldo final é mais diálogo, mais ideias, mais mudanças. Mais inovação. 

Um bom exemplo de resultados a partir da reestruturação de processos e alinhamentos entre times para alcançar novos resultados é a parceria entre a Reframax e o IEBT. A Reframax é uma empresa consolidada na prestação de serviços para diversos setores industriais e vem inovando e ganhando o mundo há mais de 20 anos. Porém, a própria companhia acredita que sempre pode se tornar mais competitiva para o mercado e gerar mais resultados por meio da inovação.

Em um ano de trabalho conjunto entre a Reframax e o IEBT, foram criadas várias ações de troca de conhecimento e desenvolvimento de sprints de projetos de inovação durante a estruturação da Gerência de Inovação e seus processos internos. 

  1. Melhor diálogo entre os times e retenção de talentos 

Um dos significados da palavra cultura é ser um conjunto de hábitos e comportamentos criado por grupos sociais. Ou seja, não existe cultura sem as pessoas. E no processo de inovação não é diferente: as pessoas e os intercâmbios entre os colaboradores são os protagonistas da mudança dentro das empresas. 

A maioria das ideias para aumentar o crescimento corporativo vêm das pessoas que, diariamente, estão na linha de frente da empresa, atendendo os clientes, trabalhando nos processos, explorando novos mercados e enfrentando a concorrência. 

Mas para isso é necessária abertura para um ambiente horizontal, onde todos possam participar dos diagnósticos, planejamentos, sugestões, treinamentos e decisões. Dessa forma, a cultura de inovação pode fazer parte da empresa e também deixar legado em cada um de seus colaboradores. 

Sicoob Credicom é uma empresa que sabe muito bem a importância do envolvimento dos seus colaboradores no processo da criação da cultura de inovação. Desde o início do trabalho com o IEBT, os colaboradores estão presentes em todas as etapas, contribuindo com o crescimento da cooperativa.

O primeiro passo da parceria foi a realização de diagnósticos para compreender a realidade dos processos internos, a maturidade de inovação e entender as expectativas das lideranças e dos colaboradores a fim de desenvolver ações que promovam ganhos para todos os envolvidos, com foco nos cooperados. 

Comportamentos essenciais para o sucesso da Cultura da Inovação

Descentralizar decisões

C-Levels só conversam entre si, diretores e gerentes não são próximos dos seus times. Esses são comportamentos de empresas que não estão interessadas na mudança. Descentralizar decisões exige confiança na sua própria gestão e nas expertises dos seus colaboradores. 

Mas descentralizar não é deixar seu time sozinho. É preciso diálogo aberto, parceria, identificar os potenciais das equipes e dar a chance de todos fazerem parte da mudança para a inovação corporativa. 

Diálogos Horizontais: seja acessível

A cultura da inovação exige abertura nas informações, feedbacks construtivos para melhorias reais, capacitações, trocas de conhecimento. As empresas trabalham melhor quando incentivam o protagonismo de seus colaboradores e os intercâmbios de conhecimento entre eles. 

Inovar exige diálogos. Negócios inovadores não precisam de protocolos burocráticos para receber críticas e sugestões; a mudança precisa ser algo acessível. 

Agilidade para testar, mudar e lançar soluções 

Identificar, planejar, testar, mensurar e repetir. A experimentação e a agilidade para testes e mudanças de rota devem fazer parte da rotina da empresa para gerar novidades e soluções que realmente sanem dores dos clientes e do mercado. 

Sprints de pequenos projetos e produtos que podem ser lançados rapidamente no mercado ou testados em grupos menores permitem que a corporação possa colher os lucros mais rápido ou corrigir os erros com mais agilidade.

Investir em pessoas, no conhecimento, na tecnologia e criar um ambiente de trabalho descentralizado e horizontal são caminhos essenciais para iniciar um processo de cultura de inovação. Empresas que estão abertas à mudança e à construção de diálogos estão mais próximas de alcançarem resultados que mudem seus mercados de atuação.

Continue aprendendo sobre como avançar com a inovação na sua empresa. Conheça como colocar o business em prática.