Publicado em

Encerramento do Projeto Impulso: mais uma parceira de sucesso entre IEBT e Fundação Renova

Fortalecer ideias e negócios junto às comunidades, promovendo o desenvolvimento econômico local: esse foi o principal objetivo do projeto Impulso Rio Doce, uma iniciativa da Fundação Renova realizada em parceria com o IEBT que chegou ao fim no mês de maio, depois de seis meses de ações de capacitação empreendedora online e presencial.

Oferecido de forma totalmente gratuita, o projeto Impulso atendeu empreendedores de mais de 40 localidades da bacia do rio Doce, tais como Mariana, Governador Valadares, Ipatinga e Baixo Guandu. 

Toda a metodologia e operação ficou a cargo do IEBT, que já vem atuando em parceria com a Fundação Renova em outras frentes de fomento ao empreendedorismo.

Entre as primeiras atividades de encerramento, foi realizado um encontro de integração com a presença das lideranças da Renova e do IEBT, além dos agentes de aceleração que atuaram no projeto.

No total, o projeto Impulso recebeu 2.313 inscrições, dos quais foram selecionados 1.119 negócios para serem acelerados, divididos em duas frentes regionais de trabalho: Mariana e Barra longa de um lado e Demais Regiões de outro (abrangendo cidades do vale do rio Doce desde Ipatinga (MG) até Linhares (ES).

Como foi a jornada dos empreendedores no Projeto Impulso

Ao longo de seis meses de capacitação no formato online e presencial, os empreendedores participantes passaram por treinamentos coletivos, atendimentos individualizados, mentorias e outras ações de assessoria, que contemplaram seis módulos técnicos, além do diagnóstico de maturidade dos negócios: 

  • mercado;
  • produto;
  • finanças;
  • marketing e vendas;
  • gestão; 
  • metas e estratégias. 

A abordagem desenvolvida ao longo do projeto Impulso foi totalmente personalizada para cada tipo de negócio assessorado, de acordo com o nível de maturidade e segmento de atuação dos empreendimentos participantes: ideias de negócios, negócios em fase inicial e negócios já existentes. 

Alguns negócios saíram do papel durante o projeto, outros avançaram para a consolidação do modelo de negócio. Independentemente das etapas percorridas por cada empresa, o acesso ao conhecimento adaptado à necessidade dos empreendedores é um dos grandes diferenciais do Impulso Rio Doce.

Quais os destaques nos resultados do trabalho

Do total de negócios selecionados na fase de inscrição, 70% concluíram a jornada de aceleração. Apenas no Vale do Aço, em Minas Gerais, foram 16 cidades atendidas, nas quais foram acelerados 319 negócios, sendo 237 empreendimentos já existentes e 82 ideias de novas empresas. 

Para o CEO do IEBT, Paulo Vítor Guerra, é muito importante ressaltar a dedicação e sede de aprendizado dos participantes do projeto Impulso. 

“Muitas pessoas nunca haviam participado de iniciativas de capacitação empreendedora e o Impulso Rio Doce foi o projeto que deu início à caminhada de aprendizado para elas, mostrando que sempre é tempo para buscar e aproveitar oportunidades de desenvolvimento”, destaca Paulo Vítor.

De fato, foi uma jornada repleta de conquistas e muitas boas estórias de superação e descoberta de novas possibilidades para os empreendedores do Impulso Rio Doce.

Vale destacar, também, a dimensão territorial do projeto, que passou por cidades mineiras e capixabas ao longo do trajeto do Rio Doce. Andreia Duarte esteve à frente do projeto Impulso no núcleo Demais Regiões e ressalta a complexidade de se fazer presente em locais tão distintos, com tanta diversidade de ideias e processos. 

Mapa marcando localidades por onde o Projeto Impulso atuou no núcleo Demais Regiões. Fonte: Andreia Duarte.

“Não consigo mensurar quantos quilômetros foram percorridos no total, mas saber que pudemos estar próximo de quem precisa de apoio é sensacional e com certeza faz o Projeto Impulso ser muito especial”, afirma Andreia.

Como foram os eventos de encerramento

Tanto sucesso merece ser celebrado e, por isso, a equipe do Projeto Impulso preparou uma programação especial para o encerramento do projeto. 

Nas ações realizadas em Mariana e Barra Longa, os empreendedores participaram de feiras, onde puderam expor seus produtos e serviços, além de conferir apresentações culturais e palestras.

Em Mariana, o evento de encerramento do Projeto Impulso aconteceu no Clube Marianense. Foto: arquivo IEBT.

Para a gerente do IEBT à frente do Projeto Impulso em Mariana e Barra Longa, Luiza Freire, o principal sentimento ao final dos trabalhos é de gratidão. 

“Eu sou muito grata por ter sido responsável pela coordenação do Impulso Rio Doce em Mariana e Barra Longa. Foram 170 ideias e negócios acelerados e quase 1300 consultorias oferecidas, somente nos dois municípios. Finalizamos com a certeza de que os aprendizados e conexões manterão este impulso em movimento! Desejo muito sucesso a todos!”

Luiza Freire

Luiza também destaca que transformação e inspiração são duas palavras que marcaram o projeto do início ao fim. “Tivemos a felicidade de compartilhar essa jornada com empreendedores realmente engajados, que acreditam nas suas próprias ideias e negócios, e confiaram que nós poderíamos auxiliá-los no seu processo de desenvolvimento”, recorda ela.

No núcleo Demais Regiões, os eventos de encerramento aconteceram em São José do Goiabal, Ipatinga e Governador Valadares, seguindo a programação que uniu a oportunidade de conhecer os empreendimentos participantes do Impulso e muita música boa.

O projeto Impulso Rio Doce chega ao fim, mas o estímulo à vocação empreendedora das comunidades mineiras e capixabas seguirá em frente, a partir de outras ações feitas pela parceria entre a Fundação Renova e o IEBT.

Uma delas é o Projeto Brota, que tem como objetivo promover a ação empreendedora de jovens das áreas de reassentamento. Saiba mais conferindo o site oficial.