Publicado em

Aceleração de startups – Governo capixaba lança edital do SEEDES, tendo o IEBT como parceiro

Na manhã desta quinta-feira, 2 de junho, aconteceu o lançamento do edital do Seedes – Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo, marcando a primeira edição do programa público de aceleração de startups do estado, no qual serão investidos R$5,5 milhões no total.

Serão selecionadas e aceleradas até 30 startups ao longo de seis meses de programa, que será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), tendo o IEBT à frente das operações de seleção e aceleração.

O CEO do IEBT, Paulo Vítor Guerra, e parte da equipe que atuará no programa acompanharam o lançamento do edital 13/2022 – Programa Seedes, que aconteceu na sede do Base27, hub de inovação corporativa em Vitória.

Paulo Vítor recorda o quanto é significativa para o ecossistema nacional a realização da primeira edição do Seedes, que acontece em meio a uma fase de expansão e qualificação do empreendedorismo de base tecnológica brasileiro, com quebra de recordes na captação de investimentos por startups e fortalecimento dos ecossistemas estaduais.

Aceleração de startups e o fortalecimento da economia

“O Plano de desenvolvimento do Estado do Espírito Santo é arrojado e consistente. Tenho certeza que o Seedes vem para consolidar essa estratégia e ser um marco para a inovação nacional”, destacou ele.

Nesse sentido, uma das premissas da aceleração de startups no Seedes é que as empresas participantes do programa se fixem, ainda que temporariamente, em território capixaba. Cada empresa receberá até R$100 mil em recursos.

Isso reforça a confiança do governo estadual na vocação inovadora do Espírito Santo, conforme aponta a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel.

“Termos o primeiro programa de aceleração pública do Estado significa desenvolvimento para o ecossistema de inovação e para a economia, além da ampliação da visibilidade desse potencial”, afirma Cristina.

A referência para construção do Seedes foi o Seed MG, programa de aceleração de startups do governo de Minas Gerais que, em 2022, chegará à sua sétima edição, tendo contado com a parceria do IEBT nas quatro últimas.

A expectativa do governo capixaba, portanto, é criar um fluxo de fomento ao empreendedorismo de base tecnológica, que terá início com a aceleração oferecida no Seedes mas não se encerrará ao final desse período.

A partir da aceleração de startups na primeira edição do Seedes, os resultados obtidos guiarão o caminho que empresas, Fapes e o governo do Espírito Santo seguirão juntos, dando prosseguimento às ações de fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação, contando com o apoio do IEBT nessa jornada.

Confira, em um artigo do nosso blog, como a parceria entre startups e poder público pode gerar muitos resultados positivos. Basta clicar aqui.